Pensando sobre o professor pesquisador e reflexivo na educação em ciências: concepções dos docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96696

Palavras-chave:

Professor reflexivo, Professor pesquisador, Formação de professores

Resumo

A partir de dados coletados em questionários e respostas construídas pelos professores de Ciências em uma disciplina de especialização, construímos um perfil dos docentes e suas percepções sobre o professor pesquisador e reflexivo. Os dados foram apresentados considerando a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), dividindo as respostas em unidades de registro e categorias a fim de quantificar suas ocorrências. Este trabalho mostra que os professores cursistas são, em sua maioria, licenciandos em Ciências Biológicas e consideram o docente da Educação Básica como o principal responsável pela pesquisa do contexto escolar. Apesar de considerarem os potenciais da pesquisa, os professores apontaram limitações a essa atividade, destacando suas condições de trabalho.

Biografia do Autor

Matheus Castro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), licenciado pela Universidade de Uberaba (2017) e mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Educação e Docência (2021) pela Faculdade de Educação (FaE – UFMG). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Célio da Silveira Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de ensino de Ciências/Química. Doutor (2015) e Mestre em Educação (2012), Licenciado em Química (2006) e Bacharel em Administração (1997) pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem de ciências, interculturalidade, livro didático e leitura.

Nilma Soares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora e Mestre em Educação e também Licenciada em Química pela mesma Universidade. Atuou como coordenadora e atualmente é professora e orientadora no Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG); atua como professora nos cursos de Especialização em Educação em Ciências (CECi) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG) e também na Licenciatura em Química para as disciplinas de estágio e didática de ensino de Química. É vice-diretora do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG) e coordenadora do CECi.

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Publicado

2024-10-14

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Artigos