O despertar para o “ensinar usando modelagem matemática”: reflexões de professores em formação continuada sobre suas primeiras práticas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97081Palavras-chave:
Educação matemática, Modelagem matemática, Formação continuada de professores, Educação básicaResumo
Pesquisas sobre formação de professores em modelagem têm se intensificado na Educação Matemática e, nessa direção, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo inspirada na Research Design que buscou investigar como professores em formação continuada tomam consciência de suas ações ao ensinar usando modelagem em uma primeira prática em sala de aula. Apresentamos e analisamos relatos e reflexões de três professores que desenvolveram práticas com modelagem nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os resultados indicam que as práticas apresentam convergências nas ações dos professores, que buscam na literatura argumentos para justificá-las. Tais ações foram agrupadas em quatro categorias: estratégias de definição de tema e problema; organização da coleta de dados; dar suporte à resolução; e reflexão e comunicação dos resultados, que sinalizam a tomada de consciência desses professores quanto ao papel que devem desempenhar em uma atividade de modelagem matemática.
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Modelagem Matemática em cursos de Formação de Professores. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.) Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007, p. 253-268.
ALMEIDA, L. M. W.; RAMOS, D. C.; SILVA, K. A. P. Ensinar e Aprender o Fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica. Ciência & Educação, v. 27, p. 1-16, 2021.
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. Práticas de professores com Modelagem Matemática: algumas configurações. Educação Matemática em Revista, n. 46, p. 6-15. 2015.
ALMEIDA, L. M.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ALMEIDA, L. M. W.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. (Orgs.) Modelagem Matemática em Foco. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014, p. 1-21.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2001. CD-ROM.
BEBER, B.; SILVA, E.; BONFIGLIO, S. Metacognição como processo da aprendizagem. Psicopedagogia, v. 31, n. 95, p. 144-51, 2014.
BLUM, W. Can modelling be taught and learnt? Some answers from empirical research. In: KAISER, G. et al. (Eds.) Trends in teaching and learning of mathematical modelling. New York: Springer, 2011, p. 15-30.
BLUM, W.; FERRI, R. Advancing the teaching of mathematical modeling: Research based concepts and examples. In: HIRSH, C. R.; MCDUFFIE, A. (Eds.) Mathematics modeling and modeling mathematics. Reston: NCTM, 2016, p. 55-77.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CARREIRA, S.; BAIOA, A. M. Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: on the students’ sense of credibility. ZDM, v. 50, n. 1-2, p. 201-215, 2018.
CEOLIM, A. J. Modelagem Matemática na Educação Básica: obstáculos e dificuldades apontados por professores. Tese de doutorado em Educação - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
DOLY, A. Metacognição e mediação na escola. In: GRANGEAT, M. A metacognição, um apoio ao trabalho dos alunos. Porto: Porto Editora, 1999, p.17-59.
DURANT, R.; LAUTENBACH, R. D. Pre-service Teacher’s Sense-making of Mathematical Modelling through a Design-Based Research Strategy. In: STILLMAN, G.; KAISER, G.; LAMPEN, C. E. (Eds.) Mathematical Modelling Educacion and Sense-making. New York: Springer, 2020, p. 431-442.
ELFRINGHOFF, M. S.; SCHUKAJLOW, S. What makes a modelling problem interesting? Sources of situational interest in modelling problems. Quadrante, v. 30, n. 1, p. 8-30, 2021.
ENGLISH, L. D. Modeling with Complex Data in the Primary School. In: LESH, R.; GALBRAITH, P.; HAINES, C.; HURFORD, A. (Eds.) Modeling students’ mathematical modeling competencies. New York: Springer, 2010, p. 287-300.
FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Constituição da Práxis Docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, v. 34, n. 67, p. 501-521, 2020.
FERRI, R. Learning How to Teach Mathematical Modeling in School and Teacher Education. New York: Springer International Publishing, 2018.
GALBRAITH, P. Modelling, Education, and the Epistemic Fallacy. In: STILLMAN, G.; BLUM, W.; SALETT BIEMBENGUT, M. (Eds) Mathematical Modelling in Education Research and Practice - Cultural, Social and Cognitive Influences. Suíça: Springer, 2015, p. 339-349.
GALBRAITH, P. Models of modelling: genres, purposes or perspectives. Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 5, p. 3-16, 2012.
KAISER, G.; SCHWARZ, B. Authentic Modelling Problems in Mathematics Education: Examples and Experiences. J Math Didakt, v. 31, p. 51-76, 2010.
LESH, R Research design in mathematics education: Focusing on design experiments. In: ENGLISH, L. D. (Ed.) Handbook of International Research in Mathematics Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2002, p. 27-49.
MALHEIROS, A. P. S.; SOUZA, L. B.; FORNER, R. A práxis na elaboração de atividades de modelagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2021, Uberlândia. Anais... SBEM, 2021a. Disponível em https://www.even3.com.br/viiisipemvs2021/.
MALHEIROS, A. P. S.; SOUZA, L. B.; FORNER, R. Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-22, 2021b.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MILANI, R. “Sim, eu ouvi o que eles disseram”: o diálogo como movimento de ir até onde o outro está. Bolema, v. 31, n. 57, p. 35-52, 2017.
MUTTI, G. S. L.; KLÜBER, T. E. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-27, 2021.
ROSA, M.; OREY, D. C. Mathematical Modelling as a Virtual Learning Environment for teacher education programs. Uni-pluriversidad, v. 19, n. 2, p. 80-102, 2019.
SÁNCHEZ-CARDONA, J.; RENDÓN-MESA, P. A.; VILLA-OCHOA, J. A. Proyectos de modelación matemática como estrategia de evaluación formativa en un curso para futuros profesores de matemáticas. Meta, v. 13, n. 40, p. 543-570, 2021.
SEVINC, S.; LESH, R. Training mathematics teachers for realistic math problems: a case of modeling-based teacher education courses. ZDM, v. 50, n. 1/2, p. 301-314, 2018.
STENDER, P. The use of heuristic strategies in modelling activities. ZDM, v. 50, n. ½, p. 315-326, 2018.
TORTOLA, E.; SILVA, K. A. P. Sobre modelos matemáticos nos anos iniciais: das pesquisas às práticas. EM TEIA, v. 12, n. 3, p. 1-26, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.