O despertar para o “ensinar usando modelagem matemática”: reflexões de professores em formação continuada sobre suas primeiras práticas em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97081

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Formação continuada de professores, Educação básica

Resumo

Pesquisas sobre formação de professores em modelagem têm se intensificado na Educação Matemática e, nessa direção, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo inspirada na Research Design que buscou investigar como professores em formação continuada tomam consciência de suas ações ao ensinar usando modelagem em uma primeira prática em sala de aula. Apresentamos e analisamos relatos e reflexões de três professores que desenvolveram práticas com modelagem nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os resultados indicam que as práticas apresentam convergências nas ações dos professores, que buscam na literatura argumentos para justificá-las. Tais ações foram agrupadas em quatro categorias: estratégias de definição de tema e problema; organização da coleta de dados; dar suporte à resolução; e reflexão e comunicação dos resultados, que sinalizam a tomada de consciência desses professores quanto ao papel que devem desempenhar em uma atividade de modelagem matemática.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Associado III da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Conselho Federal de Psicologia. É Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorando em Psicologia com ênfase em Psicologia Cognitiva, Sistêmica e Neurociências pela Universidade de Flores. Atua no Departamento Acadêmico de Matemática, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Curso de Licenciatura em Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Análise da Produção Escrita de alunos em questões discursivas de Matemática e formação de professores; Modelagem Matemática; Avaliação em Educação Matemática; Neuropsicologia e Aprendizagem de Matemática.

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Toledo, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Campi Cornélio Procópio e Londrina. Vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM-PR). Possui mestrado (2012), doutorado (2016) e pós-doutorado (2022) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Licenciatura Plena em Matemática (2010) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão. Já atuou como Professor Responsável pelas atividades de Estágio do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Campus Toledo, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) e Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica (RP - CAPES). Pesquisa na área de Educação Matemática, com interesse particular em Modelagem Matemática, associando-a a temas como a Filosofia da Linguagem, na perspectiva de Wittgenstein, a ludicidade e a educação matemática nos primeiros anos escolares.

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Publicado

2024-12-04

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Artigos