Representações sobre identidade e currículo na formação inicial de docentes de física: reflexões e diálogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e98691

Palavras-chave:

identidade docente, formação inicial, currículo, representações

Resumo

O presente trabalho visou compreender quais representações reforçadas ou construídas durante a formação inicial em Física são mais relevantes para a relação identidade docente e concepção curricular. Assim, descreve-se o balanço da produção científica em periódicos nacionais da área utilizando descritores que se associam as categorias formação inicial em Física, currículo e identidade docente. A análise ocorreu utilizando o conceito-chave de “representações” atuando como interpretações que constroem realidades e sustentam práticas que configuram uma identidade social. As representações encontradas apresentam nuances diversas, algumas convergentes entre si e outras contraditórias, porém apontam a relação dialética entre currículo e identidades. Os resultados proporcionaram reflexões que evidenciam a necessidade de se reconhecer a questão da identidade nos currículos da Licenciatura em Física, ou seja, estamos a partir destas representações disputando sentidos no âmbito da formação inicial.

Biografia do Autor

Itana da Purificação Costa, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Oeste da Bahia. É professora de Física da Educação Básica do Estado da Bahia, atuando no Colégio Estadual Professor Manoel Macêdo Cirilo.

Suiane Ewerling da Rosa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Física e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e Doutora em Educação em Ciências, na linha de pesquisa Educação Científica e Cidadania na Universidade de Brasília (UnB). É Professora da área de Ensino de Física da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa CiTeCo - Ciência Tecnologia em Contexto (UnB) e é líder do Grupo Diálogos FormAtivos em Educação em Ciências (UFOB). Trabalha na área de Educação em Ciências/Física com ênfase em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Abordagem Temática e na perspectiva educacional de Paulo Freire.

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2025-02-20

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Artigos