Representações sobre identidade e currículo na formação inicial de docentes de física: reflexões e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e98691Palavras-chave:
identidade docente, formação inicial, currículo, representaçõesResumo
O presente trabalho visou compreender quais representações reforçadas ou construídas durante a formação inicial em Física são mais relevantes para a relação identidade docente e concepção curricular. Assim, descreve-se o balanço da produção científica em periódicos nacionais da área utilizando descritores que se associam as categorias formação inicial em Física, currículo e identidade docente. A análise ocorreu utilizando o conceito-chave de “representações” atuando como interpretações que constroem realidades e sustentam práticas que configuram uma identidade social. As representações encontradas apresentam nuances diversas, algumas convergentes entre si e outras contraditórias, porém apontam a relação dialética entre currículo e identidades. Os resultados proporcionaram reflexões que evidenciam a necessidade de se reconhecer a questão da identidade nos currículos da Licenciatura em Física, ou seja, estamos a partir destas representações disputando sentidos no âmbito da formação inicial.
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