A calculadora e os objetos de conhecimento matemático: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e99031

Palavras-chave:

ensino de matemática, ferramentas de cálculo, máquina de calcular, revisão sistemática de literatura

Resumo

Neste artigo temos como objetivo compreender como os objetos do conhecimento matemático, identificados nas pesquisas analisadas em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o uso da calculadora no ensino de Matemática, refletem as percepções dos professores sobre o uso da máquina de calcular. Para tanto, verificamos, na totalidade dos trabalhos selecionados para análise na RSL, quais eram os objetos de conhecimento matemático abordados com o uso da calculadora, sendo que as operações aritméticas básicas se destacaram. Analisamos, também, nos trabalhos que tinham como público-alvo os professores, quais as percepções dos docentes sobre o uso da máquina. Nossa análise foi interpretativa, realizada a partir da leitura completa dos trabalhos selecionados, e verificamos que existe uma relação entre os objetos de conhecimento matemático mais explorados nas pesquisas com as percepções dos professores sobre o uso da máquina, sendo esta relação a preocupação com a aprendizagem das operações aritméticas básicas.

Biografia do Autor

Catia Piano, Instituto Federal do Paraná

Professora de Matemática do Instituto Federal do Paraná, na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em atuação no Campus Foz do Iguaçu. É licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus Foz do Iguaçu (2009). Possui especialização em Educação, Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Medianeira (2012). Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco (2016). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus Cascavel.

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – 2017, Campus de Presidente Prudente, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – 2000, Campus de Rio Claro e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – 1997, Campus de Presidente Prudente. Professora adjunta do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Foz do Iguaçu/PR. Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, da UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, entre 2005 e 2007, como Diretora Geral da UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, entre 2008 e 2015 e atua como Coordenadora da área de Matemática do projeto PIBID no período de 2022 a 2024. Leciona nos cursos de Licenciatura em Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM (Mestrado e Doutorado) no Campus de Cascavel/PR. Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Lesson Study, Tendências em Educação Matemática, Metodologias de Ensino, Tecnologias no Ensino e Estágio.

Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciado em Matemática (2006) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Bauru, Mestre (2009) e Doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) pela (UNESP), Campus Bauru. Professor Adjunto em Dedicação Exclusiva pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu (PR), lotado no Centro de Engenharias e Ciências Exatas e atuando no Curso de Licenciatura em Matemática. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), UNIOESTE, Campus de Cascavel. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM) - UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu e membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (GPPEM) - UNESP, Campus Bauru.Investiga os seguintes temas: a) Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática; b) Epistemologia Genética; c) Teoria dos Campos Conceituais; e d) Lesson Study.

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Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Artigos