A calculadora e os objetos de conhecimento matemático: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e99031Palavras-chave:
ensino de matemática, ferramentas de cálculo, máquina de calcular, revisão sistemática de literaturaResumo
Neste artigo temos como objetivo compreender como os objetos do conhecimento matemático, identificados nas pesquisas analisadas em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o uso da calculadora no ensino de Matemática, refletem as percepções dos professores sobre o uso da máquina de calcular. Para tanto, verificamos, na totalidade dos trabalhos selecionados para análise na RSL, quais eram os objetos de conhecimento matemático abordados com o uso da calculadora, sendo que as operações aritméticas básicas se destacaram. Analisamos, também, nos trabalhos que tinham como público-alvo os professores, quais as percepções dos docentes sobre o uso da máquina. Nossa análise foi interpretativa, realizada a partir da leitura completa dos trabalhos selecionados, e verificamos que existe uma relação entre os objetos de conhecimento matemático mais explorados nas pesquisas com as percepções dos professores sobre o uso da máquina, sendo esta relação a preocupação com a aprendizagem das operações aritméticas básicas.
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