Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química

Autores

  • Daniel Lino Teodoro USP-São Carlos
  • Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral USP-São Carlos
  • Salete Linhares Queiroz USP-São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p21

Resumo

Desde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade.

Biografia do Autor

Daniel Lino Teodoro, USP-São Carlos

Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. É professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação em Química, com ênfase em aprendizagem cooperativa e colaborativa.

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, USP-São Carlos

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Atuou como professora efetiva da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e tem experiência na área de Educação em Química, com ênfase em aprendizagem colaborativa suportada por computador.  

Salete Linhares Queiroz, USP-São Carlos

Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Química pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Ciências lato sensu da Universidade de São Paulo, vice-diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo e editora da Revista Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química). Atua como Professora do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, dezessete mestres e cinco doutores. Tem experiência na área de Educação em Química, com ênfase em linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química. 

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Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos