Laicidade e ensino de ciências: a necessária reflexão na escola privada

Autor/innen

  • Viviane Vieira Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Eliane Brígida Morais Falcão Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Abstract

A pesquisa analisou de forma comparativa as representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola evangélica sobre o tema evolução biológica. Utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo. Quatro discursos caracterizaram as representações: criacionista, de maior adesão nas três séries; compatibilidade, que mostrou tendência de crescimento na segunda série; dúvida, expresso somente na primeira série e evolucionista, que foi expresso somente na terceira série. Foi possível associar a ampla adesão dos estudantes ao discurso criacionista ao projeto pedagógico do colégio que assume princípios bíblicos como norteadores da educação. Conclui-se que, entre os estudantes, os limites de compreensão da teoria da evolução devem-se especialmente à opção da escola investigada pelo criacionismo e não às falhas didáticas. Nesse sentido, propõe-se ampliar as discussões sobre a laicidade no âmbito do ensino básico na rede publica e privada

Autor/innen-Biografien

Viviane Vieira, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É licenciada em Ciências Biológicas (2011) pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Eliane Brígida Morais Falcão, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do CNPq. Atualmente desenvolve suas atividades docentes e de pesquisa no NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ) e no OLÉ (Observatório da Laicidade do Estado/ UFRJ). Tem doutorado realizado na COPPE / UFRJ e pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Veröffentlicht

2012-11-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos