Uma Proposta de Estratégia Pedagógica Para Iniciação aos Conceitos de Medição por Avaliação de Dois Métodos Alternativos

Autores

  • Ana Claudia Força Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Pesquisas acerca de atividades experimentais que abordam medições apontam que alunos, sejam do ensino médio sejam do universitário, carregam interpretações a respeito de medidas condizentes com o paradigma Pontual que podem comprometer momentos de instruções pedagógicas. Investiga-se uma estratégia pedagógica inspirada na proposta sugerida por Millar em 1987 e que é aplicada à questão da medição. A estratégia partiu da hipótese de que alunos que conhecem de antemão o resultado da medida a ser encontrada em um experimento demonstram comportamentos mais condizentes com os do paradigma de Conjunto. Para testar essa hipótese, submeteram-se, alunos do primeiro ano do ensino médio a experimentos em que eles conheciam e não conheciam o resultado a ser encontrado. Constatou-se que alunos submetidos à estratégia investigada, em comparação com os que não se submeteram a ela, apresentaram comportamentos que confirmam a hipótese, propiciando discussão de noções mais adequadas ao paradigma de Conjunto como de flutuações e incertezas. 

Biografia do Autor

Ana Claudia Força, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em CIENCIAS - HAB. MATEMÁTICA pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2001) e graduação em Licenciatura Em FÍSICA pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná nas disciplinas de Matemática e Física, no Colégio Estadual Tereza Cristina em Colorado / PR. Está Cursando o Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. 

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Possui bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado C do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e pertence ao programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências/UEL. Tem experiência em Instrumentação para o ensino de física e desenvolve experimentos de baixo custo, cativantes e históricos para o ensino de física e acervos experimentais do Museu de Ciências e Tecnologia e Planetário da UEL. Esteve a frente como coordenador do Planetário de Londrina, do curso de Lato Sensu e vice-coordenação de Strito Sensu. Na área de Educação Científica, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, está envolvido nos seguintes temas de pesquisa: orientações epistemológicas aplicadas ao ensino e aprendizagem de ciências; argumentação e pensamento crítico; subjetivismo. Atualmente vem se concentrando na busca de elementos teóricos na área de estudos da semiótica que ajudem a entender a natureza, as causas e os efeitos das dificuldades dos estudantes em dar sentido às representações simbólicas científicas e como superá-las. Também, investiga os problemas de ensino e aprendizagem relacionados à multimodalidade representacional, assim como às atividades experimentais no ensino de ciências, a relação teoria e evidência, a questão da medida, a formulação de hipóteses etc. 

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Técnico de Nível Superior Doutor de cargo/função Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina –PR, desde 1999 por meio de concurso público. Graduado em Física (licenciatura) pela UEL (1997), Especialista em Física para o novo ensino médio pela UEL (1998), Mestre em Educação pela UEL (2003), Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru-SP (2008). Realiza pesquisas em Instrumentação para o Ensino de Física, divulga propostas de equipamentos inovadores aos ambientes/centros de educação informal (MCTs), e realiza pesquisas com referenciais da História e Filosofia da Ciência, racionalidade e pensamento crítico, para contribuir à educação científica. Tem vasta experiência em desenvolver experimentos didáticos, abastecendo aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação. Também é o responsável por construir e constantemente reparar diversos experimentos de física, muitos deles automatizados ao público, do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos