Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos

Autores

  • Graciella Watanabe Universidade de São Paulo
  • Maria Regina Dubeux Kawamura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p209

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o sentido social da divulgação científica, que se configura nas pesquisas atuais em ensino de ciências. Reconhece a relevância das dimensões educacionais, busca identificar ações que possam enriquecer o trabalho docente. Visando produzir atividades de divulgação que promovam uma interação com o espaço formal, é apresentada uma perspectiva sociológica para a análise de situações concretas.  Nesse processo, são investigadas as ações de dois atores relevantes: cientistas e professores da escola básica, introduzindo suas falas. Aborda-se a teoria da comunicação científica de Daniel Jacobi, baseada na teoria de campos de Pierre Bourdieu, com o objetivo de compreender as ações dos cientistas ao divulgarem seus trabalhos. Complementa-se tal debate reconhecendo, a partir das demandas desses dois espaços sociais distintos, dimensões que possam se mostrar profícuas na construção de ações para uma divulgação científica comprometida com o espaço escolar.

Biografia do Autor

Graciella Watanabe, Universidade de São Paulo

É aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino. Possui interesse por temáticas associadas à divulgação científica e a sociologia da ciência de Pierre Bourdieu e Terry Shinn.

Maria Regina Dubeux Kawamura, Universidade de São Paulo

É orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Possui interesse por temáticas associadas à divulgação científica, meio ambiente, complexidade, ciência-tecnologia e sociedade, dentre outros. 

Downloads

Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos