Matemática

uma construção humana ante a complexidade dos fenômenos e da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82193

Resumo

A pesquisa descrita nas laudas que se seguem é teórico-bibliográfica e volta-se para a discussão acerca de duas visões opostas sobre a natureza da matemática: descoberta x criação. Um exame histórico conduz à compreensão de que a matemática primordial ancorava-se na indução, além de ser assumida como descoberta e como algo equivalente aos fenômenos analisados. Com o decorrer do tempo, a matemática, em especial a dedutiva, complexificou-se, gerando modelos cada vez mais aprimorados. Ainda assim, os modelos estavam (e estão) distantes da complexidade dos fenômenos e, em última instância, afastados da presumida realidade. Tal separação é indicativa (Obs.: eis o cerne da perquirição exposta neste texto) de que a matemática (indutiva ou dedutiva) redunda de elaborações, ao invés de provir de descobertas. A propositura de reflexões, no ambiente escolar, acerca da essência da matemática, constitui-se numa das necessidades defendidas pelo autor do presente artigo. Entre outras coisas, tais reflexões, favorecendo a ideia de matemática-criação, elevariam a autoestima dos estudantes, que começariam a acolher a matemática como algo abarcável pelas fronteiras da capacidade das pessoas em geral. 

Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará / UFPA (1987-1990), além de Mestrado (2002-2003) e Doutorado (2010-2013) em Educação em Ciências e Matemáticas (com ênfase em Educação Matemática), também pela UFPA. É docente efetivo (atualmente, exerce o cargo de Professor Associado) de Educação Matemática, na UFPA, desde 2009. Foi professor efetivo de Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), de 2004 a 2009. Também foi professor efetivo de Matemática, na Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-BE), de 2000 a 2004. Trabalhou na Caixa Econômica Federal (CEF) de 1989 a 2001.Tem experiência em Matemática e em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Modelagem Matemática no Ensino; (ii) Educação Matemática e Paradigma Epistemológico da Complexidade; (iii) Formação de Professores de Matemática; (iv) Ensino de Matemática.

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Publicado

2022-05-16

Edição

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Artigos