Matemática

uma construção humana ante a complexidade dos fenômenos e da realidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82193

Resumen

A pesquisa descrita nas laudas que se seguem é teórico-bibliográfica e volta-se para a discussão acerca de duas visões opostas sobre a natureza da matemática: descoberta x criação. Um exame histórico conduz à compreensão de que a matemática primordial ancorava-se na indução, além de ser assumida como descoberta e como algo equivalente aos fenômenos analisados. Com o decorrer do tempo, a matemática, em especial a dedutiva, complexificou-se, gerando modelos cada vez mais aprimorados. Ainda assim, os modelos estavam (e estão) distantes da complexidade dos fenômenos e, em última instância, afastados da presumida realidade. Tal separação é indicativa (Obs.: eis o cerne da perquirição exposta neste texto) de que a matemática (indutiva ou dedutiva) redunda de elaborações, ao invés de provir de descobertas. A propositura de reflexões, no ambiente escolar, acerca da essência da matemática, constitui-se numa das necessidades defendidas pelo autor do presente artigo. Entre outras coisas, tais reflexões, favorecendo a ideia de matemática-criação, elevariam a autoestima dos estudantes, que começariam a acolher a matemática como algo abarcável pelas fronteiras da capacidade das pessoas em geral. 

Biografía del autor/a

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará / UFPA (1987-1990), além de Mestrado (2002-2003) e Doutorado (2010-2013) em Educação em Ciências e Matemáticas (com ênfase em Educação Matemática), também pela UFPA. É docente efetivo (atualmente, exerce o cargo de Professor Associado) de Educação Matemática, na UFPA, desde 2009. Foi professor efetivo de Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), de 2004 a 2009. Também foi professor efetivo de Matemática, na Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-BE), de 2000 a 2004. Trabalhou na Caixa Econômica Federal (CEF) de 1989 a 2001.Tem experiência em Matemática e em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Modelagem Matemática no Ensino; (ii) Educação Matemática e Paradigma Epistemológico da Complexidade; (iii) Formação de Professores de Matemática; (iv) Ensino de Matemática.

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Publicado

2022-05-16

Número

Sección

Artigos