O caráter dual do termo interdisciplinaridade na literatura, nos documentos educacionais oficiais e nos professores de química
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p153Resumen
Interdisciplinaridade é um termo bastante mencionado no contexto educacional, embora as interpretações nem sempre sejam convergentes. Neste trabalho realiza-se um panorama sobre concepções de interdisciplinaridade na literatura e nos documentos oficiais brasileiros e faz-se um paralelo com as concepções expressas por professores pesquisadores universitários e professores de química da educação básica. Foram investigados dezesseis professores, seis dos quais atuaram também como consultores do MEC na elaboração dos documentos oficiais. Os dados se basearam em entrevistas semiestruturadas e, a partir das unidades de análise foram construídos mapas cognitivos. Os resultados revelam duas interpretações de interdisciplinaridade coexistentes: pelo professor e entre professores. A interdisciplinaridade pelo professor pressupõe que um professor de uma dada disciplina faça avanços em outras disciplinas. A interdisciplinaridade entre professores pressupõe um grupo de professores de distintas disciplinas trabalhando um mesmo tópico. Os dados apontam que a interdisciplinaridade convive com orientações diversas, o que pode estar dificultando sua implantação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
