Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS

Autores

  • Suiane Ewerling Rosa Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p203

Resumo

O movimento CTS surge em contextos nos quais a suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia (CT) passou a ser problematizada. Neutralidade entendida como legitimadora de modelos decisórios tecnocráticos. A pesquisa, inserida na busca de currículos voltados para a constituição de uma cultura de participação, esteve apoiada nos referenciais Freire, CTS e no Pensamento Latino-Americano em CTS. O problema de pesquisa foi: Construções históricas, como a suposta neutralidade do modelo de decisões tecnocráticas, a perspectiva salvacionista atribuída à CT e o determinismo tecnológico têm sido trabalhadas em práticas educativas relacionadas à CTS? Quais encaminhamentos têm sido dados? Constituiu-se de pesquisa bibliográfica, sendo o corpus de análise formado por artigos publicados em seis periódicos da área de Educação em Ciências. Utilizou-se Análise Textual Discursiva, da qual resultaram as categorias: a) Silenciamento sobre a origem da CT, b) Silenciamento sobre dimensões de outras naturezas, além da científico-tecnológica e c) Silenciamento quanto aos valores internalizados no produto científico-tecnológico.

Biografia do Autor

Suiane Ewerling Rosa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

É licenciada em Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Científica e Cidadania. É professora do Centro de Ciências Exatas e das Tecnologias da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras, e coordenadora de área do PIBID-Física.

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria

É licenciado em Física (1987), mestrado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos, atuando principalmente nos temas CTS, PLACTS e abordagem temática freireana.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos