Jogos de linguagem na educação do campo: cotidiano e matemática na visão de professores do campo

Autores/as

  • Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p57

Resumen

A contextualização a partir do cotidiano é defendida por documentos e referenciais teóricos da Educação Matemática e associada aos princípios da Educação do Campo, por se considerar que ela oferece sentido e permite valorizar a realidade dos estudantes. No entanto, a segunda filosofia de Wittgenstein aponta que realidades diferentes são jogos de linguagens que possuem no máximo semelhanças e não uma relação imediata. Nesse sentido, esta pesquisa buscou perceber as relações que os professores de matemática de uma escola do campo fazem entre as realidades da matemática formal e do cotidiano. Os professores apontam problemas em suas formações, tanto com relação ao conteúdo, quanto em discussões sobre contextualização, que surge mais como um discurso. Mas para além do discurso é possível perceber em falas dos professores que estes entendem que alguns conteúdos são de difícil contextualização, mas nem por isso devem ser preteridos.

Biografía del autor/a

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2012), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professor pela SEDUC/PA de 2008 a 2015. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem matemática, Ensino de matemática, Wittgenstein, Filosofia da Linguagem, Educação do Campo e formação docente.

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Publicado

2020-05-13

Número

Sección

Artigos