Os Estilos de Aprendizagem no Ensino Médio a partir do Novo ILS e a Sua Influência na Disciplina de Matemática
Resumen
O presente trabalho apresenta um estudo sobre os estilos de aprendizagem dos alunos do ensino médio de algumas escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais, com o objetivo de identificar e categorizar o perfil de aprendizagem dominante entre os alunos desse nível de ensino. Baseou-se no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman (1988), cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, para buscar identificar estilos de aprendizagem dos alunos. Aplicou-se o inventário N-ILS (New Index of Learning Styles), cuja construção e validação fatorial é apresentada por Vieira Junior (2012), em uma amostra composta de 556 alunos das três séries do ensino médio. Após realizar análise dos dados, pode-se verificar que os alunos com melhor desempenho na disciplina de matemática possuem características mais próximas as de seus professores e isso pode ter influenciado a aprendizagem desses discentes. Além disso, observou-se que os estudantes do Ensino Médio, em geral, apresentam o seguinte estilo de aprendizagem: sensoriais, visuais, ativos e sequenciais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
