O campo do ensino de ciências através da produção científica desenvolvida na pós-graduação brasileira com estrato de excelência acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e74031

Resumen

O artigo discute o modo como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo do Ensino de Ciências e as possíveis aproximações com a Educação Básica na promoção do ensino que contemple a Alfabetização Científica desde os anos iniciais da escolarização formal. Os procedimentos metodológicos incluíram o levantamento da produção intelectual, nos currículos Lattes, de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica cujas notas de avaliação tenham alcançado os conceitos 6 e 7 na quadrienal de 2013 a 2016. Os resultados evidenciam algumas características da produção do conhecimento, como a expressiva coautoria na publicação dos artigos, e apontam uma variedade de assuntos abordados, destacando-se a formação de professores e as estratégias didáticos-pedagógicas, principalmente durante a formação inicial dos professores. Observamos, ainda, um distanciamento de discussões e objetos de investigação que seja específico para os anos iniciais do Ensino Fundamental, lançando questionamentos quanto à formação desse campo acadêmico nessa etapa do ensino.

Biografía del autor/a

Juliana Carvalho Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Educação Infantil e Gestão Escolar, Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação da prefeitura Municipal de Cachoeirinha, no RS. Pesquisa e atua principalmente na Educação, Ensino de Ciências e Ciência da informação com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental, gestão escolar na Escola Básica, formação de professores, processos de ensinar e aprender no ensino por investigação, metodologia da pesquisa científica, periódicos científicos, fontes de informação e análise de redes sociais.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado em Administração e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Coordenadora no período de 2016 a 2019. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS e CNPq. Realiza pesquisas e atua na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Citas

ARAÚJO, R.N.; BLANCO, M. B. ; COELHO NETO, J. ; PASSOS, M. M. Ensinar Ciências Naturais nos anos iniciais da educação básica: um desafio para o Pedagogo no Brasil. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2485-2489, 2013. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap2485.pdf. Último acesso em: 10 nov. 2019.

BARABÁSI, A.L., JEONGA, H., NÉDAA, Z., RAVASZA, E., SCHUBERTD, A.; VICSEKB, T. Evolution of the Social Network of Scientific Collaborations. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, v. 311, n. 3-4, p. 590-614, 2002.

BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 1, jan. /abr. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011,

BISPO FILHO, D.O.; MACIEL, M.L. SEPINI, R.P; ALONSO, A.V. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, N. 2, p. 313-333, 2013. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_2_5_ex649.pdf. Último acesso em:10 jan. 2018.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, P. The practice of reflexive sociology (The Paris Workshop). In: BOURDIEU, P; WACQUANT, L.D. An invitation to reflexive sociology. The University of Chicago Press, 1992. p.218-260. Disponível em: https://carlos.public.iastate.edu/607/readings/bourdieu2.pdf. Último acesso em: 5 ago. 2019.

CAREGNATO, C. E.; LEITE, D.; MIORANDO, B. S. O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 34, p. 211-232, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/73465/48885. Último acesso em: 10 mar. 2020.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de avaliação: Ensino. (Relatório de avaliação 2013-2016, quadrienal 2017). Brasília: CAPES, 2017. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf. Último acesso em: 10 abr. 2019.

DELIZOICOV D.; SLONGO, I. I.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, p. 459-480, 2013. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_3_5_ex718.pdf. Último acesso em: 5 jun. 2019.

FERNANDES, C. S. ; MARQUES, C. A.; DELIZOICOV, D. Contextualização na formação inicial de professores de ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. v. 18, p. 9-28, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/2016nahead/1983-2117-epec-2016180201.pdf. Último acesso em: 10 jul. 2019.

HADDAD, E.A.; MENA-CHALCO, J. P.; SIDONE, O. J. G. Scholarly Collaboration in Regional Science in Developing Countries. International Regional Science Review, v. 40, p. 500-529, 2017.

LOBO, M.; MARTINS, I. Representações sobre alimentação e ciência em um texto de divulgação científica: implicações para a educação em ciências. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v.6, n.3, p.3-26, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38006/29006. Último acesso em: 19 nov. 2019.

MAGALHÃES, A. M. S.; REAL, G. C. M. Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo. EccoS: Revista Científica, n. 46, p. 131-148. maio /ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=7947&path%5B%5D=4965. Último acesso em: 17 set. 2019.

MALTRÁS BARBA, B. Los indicadores bibliométricos: fundamentos Y aplicación al análisis de la ciência. Gijón: Trea, 2003.

MENA-CHALCO, J. P. ; CESAR JUNIOR, R. M. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, vol. 15, n. 4, p. 31-39, 2009.

MENA-CHALCO, J. P.; CESAR JUNIOR, R. M. . Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. In: HAYASHI, M. C. P. I.; LETA, J. (Org.). Bibliometria e Cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 109-128.

NARDI, R. A Área de Ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinam sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. 169f. Tese (Faculdade de Ciências). Universidade Estadual Paulista, Baurú, 2005.

PASSERI, M.G.; AIRES, R.M; ROCHA, M.B. Reelaboração discursiva de um texto de divulgação científica sobre crise hídrica em um livro didático de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v.10, n.1, p. 142-162, abr. 2017. Disponível em: http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21253/12725. Último acesso em: 10 dez. 2019.

PERSSON, O.; DANELL, R.; SCHNEIDER, J. W. How to use Bibexcel for various types of bibliometric analysis. In: ASTRÖM, F. et al. (Eds.), Celebrating scholarly communication studies: a festschrift for Olle Persson at his 60th birthday Leuven. Belgium: International Society for Scientometrics and Informetrics, 2009. p. 9–24. Disponível em: https://portal.research.lu.se/ws/files/5902071/1458992.pdf. Último acesso em: 4 jul. 2019.

SEPINI, R. P.; MACIEL, M.D. A história da ciência no ensino de ciências: o que pensam os graduados em Ciências Biológicas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.6, n.2, p. 97-114, maio / ago 2016. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/download/3872/2155. Último acesso em: 18 ago. 2019.

THIESEN, J. S. Estratégias de internacionalização da educação e do currículo: das Universidades aos territórios da Educação Básica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 25, n.59, maio /2019.

VENTURA, G; FREIRE, L. As finalidades da educação em ciências no currículo mínimo de Ciências / Biologia: uma análise discursiva da rede estadual do Rio de Janeiro. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v.10, n.1, maio / 2017, p.305-327. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p305/34131. Último acesso em: 5 dez. 2019.

Archivos adicionales

Publicado

2021-11-16

Número

Sección

Artigos