Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais

Autores

  • Anaí Helena Basso Alves Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba
  • Antônio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p181

Resumo

A partir de investigação prévia que buscou caracterizar critérios adotados para a seleção de conteúdos na área de ciências naturais com professores da rede pública de Sorocaba-SP, o presente artigo procura identificar possíveis manifestações de obstáculos gnosiológicos na seleção de conteúdos para a implementação de um currículo crítico de ciências. Para tanto, foi realizada uma visita a referenciais teóricos, relacionados às bases epistemológicas envolvidos com a prática curricular. A partir de entrevistas semiestruturadas, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo 6 professores de ciências da mesma rede pública. Tal estudo aventou possíveis obstáculos gnosiológicos na seleção dos conteúdos: medo da liberdade, negação da descontinuidade na produção do conhecimento científico, pretensão da verdade científica e “arrogância epistemológica”. A pretensão do trabalho é buscar contribuições para o processo de formação de professores para o ensino de ciências.

Biografia do Autor

Anaí Helena Basso Alves, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

Licenciada em Ciências Biológicas (2012) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Atua como professora no Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede pública de Sorocaba-SP.

Antônio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior em universidades públicas e privadas. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, atuando como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia.

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Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos