Modelagem matemática no contexto pedagógico

um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e81366

Resumo

Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações.

Biografia do Autor

Amanda Caroline Fagundes Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestra em Ensino de Matemática pelo PPGEMAT (2020), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias (GEPEMMTec).

Marilaine de Fraga Sant'Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na qual atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Doutora em Matemática pela UNICAMP (2000). Pesquisadora na área de Educação Matemática, na linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Matemática e Estatística” e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias (GEPEMMTec).

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Publicado

2022-05-16

Edição

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Artigos