Programa de Educação Tutorial (PET)

caminhos acadêmicos e profissionais em um curso de licenciatura em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82378

Palavras-chave:

Crianças, Corridas de velocidade, Lactato, Cinemática Children, Sprinting, Lactate, Kinematics

Resumo

: A presente pesquisa configura-se como um estudo de caso que analisou influências de um Programa de Educação Tutorial na formação de estudantes no contexto de um curso de licenciatura em química de uma universidade federal. Para isso, foram considerados dados obtidos por análise documental acerca da taxa de evasão/conclusão, da continuidade da formação acadêmica e da atuação profissional de seus egressos. Percepções dos petianos egressos quanto à influência do PET nessa trajetória foram investigadas a partir de um questionário analisado em termos de conteúdo. Os resultados produzidos indicaram baixa evasão (7,7%) e alto índice de conclusão (92,3%) de seus integrantes, opção pela pós-graduação (69,5%) e escolha da docência como destino principal (69,5%). As vivências acadêmicas durante a participação no programa, muitas das quais valorizavam ações educativas e de pesquisa, foram mencionadas como principais influenciadoras dessas escolhas.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Campus Arapiraca. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL.

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Química (tese em Educação Química) pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) e em Educação (PPGE). E-mail: wilmojr@gmail.com.

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Artigos