O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental sob a lógica da atenção psicossocial
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Resumo
Vários estudos são encontrados na área de enfermagem saúde mental/psiquiátrica que descrevem o descompasso entre o ensino e a prática da enfermagem em saúde mental e desses com as políticas nacionais de saúde mental. O objetivo desta pesquisa é resgatar historicamente a trajetória dos docentes de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental que atuaram nos serviços substitutivos de saúde mental. O cenário deste estudo constitui-se de uma tradicional faculdade de enfermagem do sul do país, tendo como sujeitos sete professores enfermeiros da área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde mental, que trabalharam na perspectiva da atenção psicossocial. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório. O instrumento para coleta dos dados constitui-se de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos narram a trajetória dos docentes da área. Sendo que em 1999 começam a ser introduzidas aulas práticas de Enfermagem Psiquiátrica e saúde mental no contexto da atenção básica, e o cessamento no manicômio marcam historicamente, o ensino de enfermagem na faculdade cenário deste estudo.
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Como Citar
CORTES, Jandro Moraes; KANTORSKI, Luciane Prado; WILLRICH, Janaína; CHIAVAGATTI, Fabieli Gopinger. O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental sob a lógica da atenção psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 38–50, 2011. DOI: 10.5007/cbsm.v2i3.68448. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68448. Acesso em: 19 fev. 2025.
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