Percepção de Apoio Social e médias de satisfação com apoio percebido

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Zelma Gulart de Lima
Valéria Cristina Christello Coimbra
Luciane Prado Kantorski

Resumo

OBJETIVO: Descrever a satisfação com o apoio social percebido pelos usuários de serviços de saúde mental. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado com 392 indivíduos, destes (63,5%) usuários de CAPS e (36,5%) de moradores de SRT, do estado do Rio Grande do Sul/RS - Brasil no ano de 2009. Os participantes responderam um questionário estruturado contendo instrumento de apoio social ( SSQ -27). Para definir a satisfação e o número de apoio social percebido utilizou-se de acordo com a literatura o número de respostas positivas em cada uma das questões do SSQ-27. RESULTADOS: A média total do apoio social percebido pelos sujeitos na amostra estudada foi de 3,93 (DP 0,96) para satisfação e para número a média foi de 2,26 (DP 1,16). Quando comparados os dois serviços a média apresentou um aumento da satisfação para CAPS e redução para o SRT em comparação com o total e entre os serviços (4,05 e 3,73) e para número a média do apoio social aumenta no SRT (2,48 e DP 1,72 )  quando comparado com o CAPS e com o total. CONCLUSÕES: Os resultados indicam as maiores médias de satisfação e de número apoio social percebidos são de mulheres, casadas ou com companheiro, com renda no último mês em mais de dois salários mínimos. No entanto, cabe destacar que no presente estudo, a exposição e o desfecho estão sendo avaliados no mesmo momento, não sendo possível afirmar que a percepção ou a ausência do apoio social são fatores determinantes para o agravamento do adoecimento, mas conclui-se que são indispensáveis no processo de recuperação.

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Como Citar
DE LIMA, Zelma Gulart; CHRISTELLO COIMBRA, Valéria Cristina; KANTORSKI, Luciane Prado. Percepção de Apoio Social e médias de satisfação com apoio percebido. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 157, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i13.68945. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68945. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Resumos

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