Plano de ação pessoal, cartão de crise/SOS e Recovery: Uma experiência brasileira

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Sara Letícia Bessa
Camila Rosa Santos Souza

Resumo

Os anos 70 foram marcados por movimentos sociais e de cidadania em diversos países do mundo e muitos foram os avanços nas políticas públicas de saúde, em especial na saúde mental e na luta por direitos humanos. Alinhada a esse contexto, surge nos Estados Unidos, a abordagem recovery que avança e reconhece o direito de pessoas em sofrimento psíquico, ainda que severo, de participação plena na sociedade, constatando que essas pessoas podem melhorar significativamente de seus sintomas, retomando suas atividades pessoais, sociais e se recuperando de seu adoecimento. Este artigo apresenta relato de duas experiências de implantação da ferramenta plano pessoal de ação e cartão de crise/SOS como instrumento de recovery já utilizado em diversos países com grande sucesso. Trata-se de uma experiência vivida em um centro de convivência em saúde mental, álcool e outras drogas e a outra em uma equipe de acompanhantes terapêuticos, ambas em Brasília-DF. Através das experiências foi possível identificar que o plano de ação e cartão de crise/SOS é uma ferramenta muito potente e sua implantação no contexto da rede de atenção psicossocial brasileira pode trazer grandes benefícios, já que é uma ferramenta com foco na retomada da autonomia, cidadania e empoderamento, garantindo direitos e corroborando com a abordagem recovery. Notou-se também que é uma ferramenta provocadora de transformações ainda mais amplas nas lógicas hierárquicas e institucionais que atravessam os serviços e os modos de promover saúde mental em nosso país.

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Como Citar
BESSA, Sara Letícia; ROSA SANTOS SOUZA, Camila. Plano de ação pessoal, cartão de crise/SOS e Recovery: Uma experiência brasileira. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 36, p. 143–155, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/79479. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos originais

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