Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies

A Revista Ilha do Desterro publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da UFSC, publicado uma vez a cada semestre. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

Condição para publição:
São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Mestrandos, mestres e doutorandos podem submeter artigos com a condição de que sejam co-autores com pesquisadores doutores. A comissão editorial entende que a supervisão de alunos deve ser explícita, e não deve ser tomada como co-autoria. Artigos derivados de pesquisas de mestrado ou doutorado devem incluir o nome do orientador em nota de rodapé, e não como co-autor. Uma exceção é feita as resenhas, em que é permitido resenhas de doutorandos.

 


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGO

 
Edição Jun/Dez 2014
Prazo para Submissão de Artigos: 15/03/2014 - 31/05/2014

A revista Ilha do Desterro está recebendo artigos para a composição a edição de Janeiro/Junho de 2014, Cruzando Norte e Sul: (Re)Encontros nas Américas.

Todos os artigos recebidos são analisados primeiramente pelas editoras responsáveis. Uma vez aprovados são submetidos a dois pareceristas, que por meio de uma avaliação cega darão seu parecer final sobre o artigo. Os artigos só serão aprovados na condição de que estejam dentro da temática proposta para essa edição, para maiores informações segue o resumo abaixo.


Cruzando Norte e Sul: (Re)Encontros nas Américas

O cruzamento de fronteiras e a exploração de novas rotas, significados e definições têm permeado a história das Américas mesmo antes da chegada dos primeiros colonizadores europeus. No entanto, foi a partir da colonização que a questão sobre como representar o "novo" e o "diferente" tornou-se emblemática. Tal pergunta é, ainda hoje, central em debates críticos e literários já que escritores e artistas continuam inserindo questões sobre representações culturais em seus trabalhos, re-criando assim novos significados para a grande variedade de encontros culturais nas Américas. Muitas destas re-criações poderiam ser abordadas como "re-descobrimentos" do eu e do outro através de deslocamentos geográficos e históricos, os quais possibilitam escritores e artistas negociar a representação da diferença, seja ela em relação a identidades culturais, sociais, geo-políticias e / ou de gênero. Assim, nesta edição da Revista Ilha do Desterro, buscamos refletir sobre como recentes produções literárias, culturais e críticas oferecem formas novas e desafiadoras para abordarmos questões de deslocamento e cruzamentos contemporâneos nas Américas.



CHAMADA DE ARTIGO

Edição: Janeiro/Junho 2014
Prazo para Submissão de Artigos:15/03/2014

 

A revista Ilha do Desterro está recebendo artigos para a composição a edição de Janeiro/Junho de 2014, SECOND LANGUAGE LEARNING/TEACHING AND TECHNOLOGY.

Todos os artigos recebidos são analisados primeiramente pelas editoras responsáveis. Uma vez aprovados são submetidos a dois pareceristas, que por meio de uma avaliação cega darão seu parecer final sobre o artigo. Os artigos só serão aprovados na condição de que estejam dentro da temática proposta para essa edição, para maiores informações segue o resumo abaixo.

 

Muito recentemente o ensino e a aprendizagem de língua tem sofrido impacto pelo uso de tecnologia de forma que não somente ferramentas tecnológicas tem sido incorporadas ao ensino e à aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira, mas também uma nova modalidade de ensino e aprendizagem emergiu nesse cenário – a educação a distância. A presente edição abre espaço para artigos que possam elucidar a intricada e complexa relação entre os avanços tecnológicos e o ensino e aprendizagem de língua, que pode variar entre artigos teóricos, estudos empíricos sobre o potencial pedagógicos de algumas ferramentas tecnológicas para o ensino e/ou avaliação, discussões sobre os novos papeis assumidos por professores e aprendizes no contexto de aprendizagem online, discussões sobre desenho curricular e reflexões acerca do papel da inovação no âmbito da Aquisição de Segunda Língua.


 
Publicado: 2014-02-09 Mais...
 
Outras notícias...

n. 65 (2013): Dis-Placed Sights/Sites: Contemporary Perspectives on Film, Media and Literature


Capa da revista


 

http://www.periodicos.ufsc.br/public/site/images/arcorseuil/logotipo_revistas_cor_482_347

http://www.periodicos.ufsc.br/public/site/images/arcorseuil/governo_logo60anos_600_1_600

Revista Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, ISSN - 2175-8026, Florianópolis, Brasil.

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.