CFP: Inteligência Artificial para Linguística, Literatura e Tradução

2026-01-13

Chamada de Trabalhos – Ilha do Desterro (2026)

Inteligência Artificial para Linguística, Literatura e Tradução

 

Editores Convidados

Lincoln P. Fernandes (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)

Dimitris Asimakoulas (University of Surrey, Reino Unido)

Ewerton Gleison Lopes Branco (Universidade Federal do Pará, Brasil)

 

A Inteligência Artificial (IA) está transformando rapidamente a paisagem da linguística, literatura e tradução. Ferramentas impulsionadas por IA estão sendo utilizadas para analisar a linguagem de maneiras inovadoras, gerar formatos criativos de texto e traduzir idiomas com precisão e fluência cada vez maiores. Esta edição temática da Ilha do Desterro busca explorar a interseção entre IA, linguística, literatura e tradução, proporcionando um espaço para acadêmicos e profissionais compartilharem seus conhecimentos e pesquisas sobre essa área emergente.

 

Objetivos

Esta edição especial tem como objetivos:

  • Investigar as aplicações teóricas e práticas da IA na linguística, literatura e tradução;
  • Fornecer um espaço para acadêmicos e profissionais discutirem suas descobertas, metodologias e melhores práticas;
  • Promover o desenvolvimento de ferramentas e metodologias baseadas em IA para pesquisa e prática profissional nessas áreas;
  • Fomentar a colaboração internacional e o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e profissionais que trabalham com IA na linguística, literatura e tradução.
  •  

Escopo

Convidamos submissões sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo (mas não se limitando a):

  • Aprendizado de máquina para linguística, literatura e tradução;
  • Aplicações de processamento de linguagem natural (PLN) na linguística, literatura e tradução;
  • Geração e tradução de texto impulsionadas por IA;
  • Análise e interpretação de linguagem com IA;
  • Ensino e aprendizagem de idiomas assistidos por IA;
  • IA e a história da linguística, literatura e tradução;
  • IA e o futuro da linguística, literatura e tradução;
  • Considerações éticas do uso da IA nessas áreas.
  •  

Diretrizes para Submissão

  • Idiomas aceitos: Inglês e Português
  • Extensão do manuscrito: 6.000 – 8.500 palavras, incluindo referências.
  • Formatação: Os autores devem seguir as diretrizes da revista, disponíveis no site da Ilha do Desterro.
  • Plataforma de submissão: Todos os manuscritos devem ser submetidos via Open Journal System (OJS): Portal de Submissão da Ilha do Desterro.

Prazos Importantes

  • Prazo final para submissão: 15de maio de 2026
  • Período de revisão por pares: Junho – Setembro de 2026
  • Notificação de aceitação final: Outubro de 2026
  • Publicação: Novembro de 2026

 

Indexação e Impacto

Ilha do Desterro é uma revista de renome internacional indexada em Scopus, Web of Science, SciELO e outras bases acadêmicas importantes.

Para dúvidas, entre em contato com os editores convidados em: lincoln.fernandes@ufsc.br; D.Asimakoulas@surrey.ac.uk; ewerton@ufpa.br.