O uso dos emojis como informação complementar à mensagem de texto no WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e102736Palavras-chave:
Escrita, Ensino, WhatsApp, Função dos emojisResumo
Os emojis são representações gráficas usadas para comunicar uma ideia, emoção ou sentimento. Emojis são populares na comunicação online, incluindo redes sociais e WhatsApp. O presente trabalho relata a experiência discente em uma atividade de interação escrita realizada em uma escola municipal rural no interior de Minas Gerais, simulando uma conversa no bate-papo do WhatsApp. O objetivo foi investigar, em uma turma de 10 alunos do segmento do Ensino Fundamental II (9º ano), o uso dos emojis de acordo com a sua função na comunicação, conforme descrito em Yus (2014). Após a realização da atividade, os dados foram compilados e uma análise qualitativa do uso dos emojis foi realizada. Os resultados indicam que grande parte dos alunos desconhecem a função dos emojis e os utilizam de forma arbitrária, não os adequando ao texto que produz pela associação de escrita e imagem.
Referências
BARON, Naomi S. Always On: Language in an Online and Mobile World. Oxford: Oxford University Press, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/200772850_Always_On_Language_in_an_Online_and_Mobile_World>. Acesso em: 22 jun. 2023.
BARTON, David; LEE, Carmen. Language Online: Investigating Digital Texts and Practices. London: Routledge, 2013.
BOYD, Danah. It's Complicated: The Social Lives of Networked Teens. New Haven: Yale University Press, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC em Ação, 2022. Realização: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/confira-a-programacao-do-bncc-em-acao-2022. Acesso em: 24 jun. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Lit Learning. London: Routledge, 2000. Disponível em: < https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9780203979402/multiliteracies-lit-learning-bill-cope-mary-kalantzis>. Acesso em: 28 jun. 2024
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
CRYSTAL, David. Internet Linguistics: A Student Guide. New York: Routledge, 2011.
DUNCAN, Starkey. On the Structure of Speaker-Auditor Interaction during Speaking Turns. Language in Society, v. 3, n. 2, p. 161-180, 1974.
ESCOUFLAIRE, Louis. Signaling Irony, Displaying Politeness, Replacing Words: The Eight Linguistic Functions of Emoji in Computer-Mediated Discourse. Lingvisticæ Investigationes, v. 44, n. 2, p. 204-234, 2021.
EVANS, Vyvian. The Emoji Code: The Linguistics behind Smiley Faces and Scaredy Cats. New York: Picador, 2017.
EVANS, Vyvian. Breaking the Emoji Code. 2018. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/language-in-the-mind/201804/breaking-the-emoji-code. Acesso em: 22 nov. 2023.
FGV (Fundação Getúlio Vargas). Pesquisa sobre o uso de emojis por adolescentes brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2023. Disponível em: https://www.fgv.br. Acesso em: 10 dez. 2023.
FLEWITT, Rosie. Multimodal Literacies. In: GRENFELL, Michael. (Ed.). Bourdieu, Language and Linguistics. London: Continuum, 2012. p. 120-137.
GOMES, Luiz Fernando. Relações entre imagem e texto: uma questão de (in)coerência semiótica. 2020. Disponível em: https://www.educonecta.com.br/relacoes-entre-imagem-e-texto-uma-questao-de-in-coerencia-semiotica/. Acesso em: 25 jul. 2023.
JEWITT, Carey. The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2. ed. London: Routledge, 2022.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. New York: Routledge, 2003.
KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther. Multiliteracies: novos rumos para a prática educacional. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 3. ed. Oxon: Routledge, 2021.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New Literacies: Everyday Practices and Social Learning. 3. ed. New York: Open University Press, 2018.
LEMKE, Jay. Textual Politics: Discourse and Social Dynamics. London: Taylor & Francis, 2021.
LI, Li; YANG, Yue. Pragmatic Functions of Emoji in Internet-Based Communication: A Corpus-Based Study. Asian-Pacific Journal of Second and Foreign Language Education, v. 3, n. 16, p. 1-12, 2018.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. A linguagem dos emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 55 (2), p. 379-399, maio-ago. 2016.
REEVES, Jennifer; GUNTER, Glenda; BRAGA, Junia; RACILAN, Marcos. Using the Community of Inquiry framework to analyze emojis as an emerging language in an online educational experience via WhatsApp. Delta, v. 38, n. 2, p. 1-34, 2022.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2021.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância, 2005. disponível em: <https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2023.
SIEVER, Christina. Iconographetic Communication' in Digital Media: Emoji in WhatsApp, Twitter, Instagram, Facebook---From a Linguistic Perspective. In: GIANNOULIS, Elena; WILDE, Lucas. (Orgs.). Emoticons, Kaomoji and Emoji: The Transformation of Communication in the Digital Age. London: Routledge, 2020. p. 1-22.
THORNE, Steven. Language and Technology. London: Palgrave Macmillan, 2016.
VAN LEEUWEN, Theo. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2022.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
YUS, Francisco. Nem todos os emojis são criados iguais. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n. 3, p. 511-529, 2014.
ZHENG, Binbin. Multimodal Composing in K-12 ESL and EFL Education. Singapore: Springer, 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Edmilson Francisco, Marisa Mendonça Carneiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
