O uso dos emojis como informação complementar à mensagem de texto no WhatsApp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e102736

Palavras-chave:

Escrita, Ensino, WhatsApp, Função dos emojis

Resumo

Os emojis são representações gráficas usadas para comunicar uma ideia, emoção ou sentimento. Emojis são populares na comunicação online, incluindo redes sociais e WhatsApp. O presente trabalho relata a experiência discente em uma atividade de interação escrita realizada em uma escola municipal rural no interior de Minas Gerais, simulando uma conversa no bate-papo do WhatsApp. O objetivo foi investigar, em uma turma de 10 alunos do segmento do Ensino Fundamental II (9º ano), o uso dos emojis de acordo com a sua função na comunicação, conforme descrito em Yus (2014). Após a realização da atividade, os dados foram compilados e uma análise qualitativa do uso dos emojis foi realizada. Os resultados indicam que grande parte dos alunos desconhecem a função dos emojis e os utilizam de forma arbitrária, não os adequando ao texto que produz pela associação de escrita e imagem.

Biografia do Autor

Edmilson Francisco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Marisa Mendonça Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2011). Professora Adjunta I da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Referências

BARON, Naomi S. Always On: Language in an Online and Mobile World. Oxford: Oxford University Press, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/200772850_Always_On_Language_in_an_Online_and_Mobile_World>. Acesso em: 22 jun. 2023.

BARTON, David; LEE, Carmen. Language Online: Investigating Digital Texts and Practices. London: Routledge, 2013.

BOYD, Danah. It's Complicated: The Social Lives of Networked Teens. New Haven: Yale University Press, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC em Ação, 2022. Realização: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/confira-a-programacao-do-bncc-em-acao-2022. Acesso em: 24 jun. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Lit Learning. London: Routledge, 2000. Disponível em: < https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9780203979402/multiliteracies-lit-learning-bill-cope-mary-kalantzis>. Acesso em: 28 jun. 2024

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

CRYSTAL, David. Internet Linguistics: A Student Guide. New York: Routledge, 2011.

DUNCAN, Starkey. On the Structure of Speaker-Auditor Interaction during Speaking Turns. Language in Society, v. 3, n. 2, p. 161-180, 1974.

ESCOUFLAIRE, Louis. Signaling Irony, Displaying Politeness, Replacing Words: The Eight Linguistic Functions of Emoji in Computer-Mediated Discourse. Lingvisticæ Investigationes, v. 44, n. 2, p. 204-234, 2021.

EVANS, Vyvian. The Emoji Code: The Linguistics behind Smiley Faces and Scaredy Cats. New York: Picador, 2017.

EVANS, Vyvian. Breaking the Emoji Code. 2018. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/language-in-the-mind/201804/breaking-the-emoji-code. Acesso em: 22 nov. 2023.

FGV (Fundação Getúlio Vargas). Pesquisa sobre o uso de emojis por adolescentes brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2023. Disponível em: https://www.fgv.br. Acesso em: 10 dez. 2023.

FLEWITT, Rosie. Multimodal Literacies. In: GRENFELL, Michael. (Ed.). Bourdieu, Language and Linguistics. London: Continuum, 2012. p. 120-137.

GOMES, Luiz Fernando. Relações entre imagem e texto: uma questão de (in)coerência semiótica. 2020. Disponível em: https://www.educonecta.com.br/relacoes-entre-imagem-e-texto-uma-questao-de-in-coerencia-semiotica/. Acesso em: 25 jul. 2023.

JEWITT, Carey. The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2. ed. London: Routledge, 2022.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. New York: Routledge, 2003.

KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther. Multiliteracies: novos rumos para a prática educacional. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 3. ed. Oxon: Routledge, 2021.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New Literacies: Everyday Practices and Social Learning. 3. ed. New York: Open University Press, 2018.

LEMKE, Jay. Textual Politics: Discourse and Social Dynamics. London: Taylor & Francis, 2021.

LI, Li; YANG, Yue. Pragmatic Functions of Emoji in Internet-Based Communication: A Corpus-Based Study. Asian-Pacific Journal of Second and Foreign Language Education, v. 3, n. 16, p. 1-12, 2018.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. A linguagem dos emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 55 (2), p. 379-399, maio-ago. 2016.

REEVES, Jennifer; GUNTER, Glenda; BRAGA, Junia; RACILAN, Marcos. Using the Community of Inquiry framework to analyze emojis as an emerging language in an online educational experience via WhatsApp. Delta, v. 38, n. 2, p. 1-34, 2022.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2021.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância, 2005. disponível em: <https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2023.

SIEVER, Christina. Iconographetic Communication' in Digital Media: Emoji in WhatsApp, Twitter, Instagram, Facebook---From a Linguistic Perspective. In: GIANNOULIS, Elena; WILDE, Lucas. (Orgs.). Emoticons, Kaomoji and Emoji: The Transformation of Communication in the Digital Age. London: Routledge, 2020. p. 1-22.

THORNE, Steven. Language and Technology. London: Palgrave Macmillan, 2016.

VAN LEEUWEN, Theo. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2022.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

YUS, Francisco. Nem todos os emojis são criados iguais. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n. 3, p. 511-529, 2014.

ZHENG, Binbin. Multimodal Composing in K-12 ESL and EFL Education. Singapore: Springer, 2020.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Categorias