Lady Macbeth: Maternidade, Vilania e Feitiçaria
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e103754Palavras-chave:
William Shakespeare, Lady Macbeth, Gênero na Idade Moderna, MaternidadeResumo
O artigo a seguir procura investigar aspectos relacionados aos temas da agência maternal, do poder, da violência e da bruxaria, bem como a forma como são apresentados na Tragédia de Macbeth, do dramaturgo inglês William Shakespeare (c.1564-1616), por meio da personagem Lady Macbeth e das três bruxas que representam a autoridade metafísica no mundo da peça. Para tanto, faz-se uso do arcabouço teórico proporcionado pelos estudos de Harold Bloom (1998), Harold Goddard (1951) e Stephanie Chamberlain (2005), além de outros, cotejado com a análise de passagens-chave da peça, sob um recorte histórico que considera o comportamento de gênero no início da idade moderna, bem como as fontes históricas que inspiraram a criação da peça.
Referências
BLOOM, Harold. Shakespeare: The Invention of the Human. New York: Riverhead Books, 1998.
CHAMBERLAIN, Stephanie. Fantasizing Infanticide: Lady Macbeth and the Murdering Mother in Early Modern England, College Literature, The Johns Hopkins University Press, v. 32, n. 3, p. 72-91, 2005.
GODDARD, Harold. The Meaning of Shakespeare. Chicago: Chicago Press, 1951.
RADVAN, Jonathan PJ. The Three Macbeths: Fact and Fiction. Estudos Germânicos, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 49-53, dez., 1989.
SHAKESPEARE, William. Macbeth. Tradução de Barbara Heliodora. São Paulo: Nova Aguilar, 2004.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Filipe Chernicharo Trindade, Maria das Graças Salgado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
