Por uma Lente Crítico-Translíngue para Repensar Práticas de Ensino de Língua Inglesa em Contexto de Formação Profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e107042Palavras-chave:
Criticidade, Translinguagem, Ensino de língua inglesa, Ensino técnicoResumo
O presente artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, se propõe a repensar as práticas de ensino de língua inglesa no contexto da educação técnica ao buscar articular teorizações que advogam por uma formação crítica e interdisciplinar, não mercadológica, com os estudos sobre translinguagem. Os dados, frutos de uma pesquisa de campo e obtidos através de questionários e gravações de aulas, apresentam um recorte de práticas linguísticas registradas durante o desenvolvimento de um projeto de letramento em um curso técnico de química. Tais práticas apontam para as potencialidades e desafios quando adotamos uma perspectiva translíngue e multimodal para entender os usos estratégicos dos repertórios linguísticos na sala de aula de língua inglesa, dentre os quais se destacam a integração entre língua e conhecimento técnico em favor de uma educação linguística comprometida com a transformação social.
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