Ideologias linguísticas em disputa: aproximações e distanciamentos na formação de professoras/es de inglês para a Justiça Social
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e107103Palavras-chave:
Ideologias linguísticas, Formação de professoras/es, Educação linguística crítica, Ensino de inglêsResumo
Este artigo discute como as ideologias linguísticas de formadoras/es de professoras/es de inglês se aproximam ou distanciam de uma educação voltada para a justiça social, fraturando ou reforçando ideologias modernas de língua. Em termos praxiológicos e metodológicos, esta pesquisa é embasada em perspectivas crítico-decoloniais, a partir das quais discutimos entrevistas narrativas com seis professoras/es de inglês de cursos de Letras no estado de Goiás, Brasil. O estudo revela como ideologias modernas ainda influenciam e até mesmo moldam o ensino de inglês. No entanto, a oscilação entre concepções tradicionais e críticas, compartilhadas pelas/os educadoras/es participantes, gera fissuras que abrem espaço para micromovimentos pedagógicos, com vistas à legitimação de repertórios diversos, à valorização de saberes silenciados e, assim, à emergência de possibilidades de resistência e transformação social.
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