Multiletramentos: um programa em prol da justiça educacional e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e107336

Palavras-chave:

Multiletramentos, Justiça educacional, Diversidade produtiva

Resumo

Neste texto, busco ressaltar a importância de um fazer pedagógico que acolha a diversidade constitutiva dos alunos como um aspecto de fundamental importância nos processos de construção de conhecimento, podendo contribuir não apenas para a justiça educacional, mas também para a justiça social. Com base em autores como Soares (2004a; 2004b), Anstey e Bull (2018), Hytten e Bettez (2011), Kalantzis e Cope (2023a, 2023b) e Cope e Kalantzis (2024), entre outros no cenário nacional, apresento transformações no conceito de letramento, comento sobre o que podemos depreender do conceito de justiça social, e abordo a relação intrínseca entre os multiletramentos e a noção de justiça social, indicando como os multiletramentos, enquanto um programa comprometido com a justiça educacional, podem contribuir para a valorização das identidades de letramento dos alunos e, em uma dimensão mais ampla, para a transformação social.

Biografia do Autor

Alessandra Coutinho Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Docente no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal do Paraná, e no Programa de Pós-graduação em Letras, da mesma instituição. Doutora em Estudos Linguísticos – Análise de Discurso, pela Universidade Federal do Paraná (2011). Foi Visiting Scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign (2016) e fez pós-doutorado na USP (2017), com foco nos multiletramentos. É líder do Grupo de Estudos Multiletramentos e Multimodalidade na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (GEMPLE). Áreas de interesse: novos/(multi)letramentos, multimodalidade, educação linguística crítica, Análise de Discurso Crítica e formação de professores de línguas.

Referências

ANSTEY, M.; BULL, G. Foundations of Multiliteracies: Reading, Writing and Talking in the 21st Century. London: Routledge, 2018.

BAUMAN, Z. Globalização: As consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 jul. 2025.

BRIGHENTE, M. F.; MESQUIDA, P. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 155-177 | jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kBxPw6PW5kxtgJBfWMBXPhy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2025.

CASTELLS, M. The rise of the network society. 2nd ed. Malden: Wiley-Blackwell, 2010. (The Information Age: Economy, Society and Culture, v. 1).

COPE, B.; KALANTZIS, M. Towards Education Justice: The Multiliteracies Project Reviewed. In: ZAPATA, G. C.; KALANTZIS, M.; COPE, B. (Eds). Multiliteracies in International Educational Contexts: Towards Education Justice. New York: Routledge, 2024, p. 1-33.

COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things you Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. New York: Palgrave-Macmilan, 2015.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Productive Diversity: A New Australian Approach to Work and Management. Sydney: Pluto, 1997 [1997a].

DUBOC, A. P. ; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Multiliteracies and the Reimagining of Literacy Studies. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 547-576, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1984-6398202117998. Acesso em: 15 abr. 2025.

FAUSTINO, R. C. A política da diversidade cultural e da inclusão das minorias étnicas na sociedade globalizada. In: FAUSTINO, R. C.; CHAVES, M.; BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Intervenções pedagógicas na Educação Escolar Indígena: contribuições da teoria histórico cultural. 2. ed. Maringá, PR: Eduem, 2010. p.1130.

FERNANDES, A. C. Multiliteracies in EFL Teacher Education: A Repertoire of Practices. The International Journal of Literacies. Vol. 30, Issue 2, 2023, p. 189-208. Disponível em: https://doi.org/10.18848/2327-0136/CGP/v30i02/189-208. Acesso em: 10 mar. 2025.

FERNANDES, A. C. Multiliteracies and Learning by Design in Brazil: Experiences in the Context of Pre-Service Teacher Education in a Public University during the COVID-19 Pandemic. In: ZAPATA, G. C.; KALANTZIS, M.; COPE, B. Multiliteracies in International Educational Contexts: Towards Education Justice. New York: Routledge, 2024, p. 121-138.

FERNANDES, A. C.; HAUS, C.; RAIMUNDO, C. M.; CRUZ, F. R.; BARELA, J. A, da S.; MULIK, K. B.; VON MÜHLEN, L.; LENHARO, R. I.; PONTES, V. de F. (Orgs.). Multiletramenos na Sala de Aula: práxis na (e para além da) pandemia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

FERREIRA, J. A. et al. A escola como instrumento colonizador e a colonialidade do poder no currículo indígena no Brasil. In: VIEIRA, M. L. C.; LOPES, A. E. M. P. (Orgs.). Povos Indígenas Citadinos e Políticas Públicas: abordagem das políticas indigenistas no contexto urbano. Guarujá – SP: Editora Científica Digital, vol. 1, 2023, p. 43-56.

FREEBODY, P; LUKE, A. Literacies programmes: debates and demands in cultural contexts. Prospect: A Journal of Australian TESOL, n. 11, p. 7–16, 1990.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 46a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GENOVESI, G. Pedagogia: dall’empiria verso la scienza. Bologna: Pitagora, 1999.

GIDDENS, A. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

HOOKS, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HYTTEN, K.; BETTEZ, S. C. Understanding Education for Social Justice. Educational Foundations, Winter-Spring, 2011, p. 7-24. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ925898.pdf. Acesso em: 12 abr. 2025.

JANKS, H. Language and Position. In: JANKS, H; DIXON, K.; FERREIRA, A.; GRANVILLE, S.; NEWFIELD, D. Doing critical literacy: texts and activities for students and teachers. London: Routledge, 2014, p. 11-32.

LUKE, A. Critical Literacy: Allan Luke Speaks at the 2013 Provoking Curriculum Conference. [S.l.]: WingedHeartMedia, 2013. Vídeo (14 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UnWdARykdcw. Acesso em: 26 maio 2025.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Multiliteracies: A Short Update. The International Journal of Literacies, Champaign, v. 30, n. 2, p. 1-15, 2023a. Disponível em: https://doi.org/10.18848/2327-0136/CGP/v30i02/1-15. Acesso em: 20 mar. 2025.

KALANTZIS, M.; COPE, B. "Multiliteracies: Life of an Idea." The International Journal of Literacies, Champaign, v. 30, n. 2, p. 17-73, 2023b. Disponível em: https://doi.org/10.18848/2327-0136/CGP/v30i02/17-89. Acesso em: 20 mar. 2025.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Learner differences in theory and practice. Open Review of Educational Research, [S. I.], v. 3, n. 1, p. 85-132, 2016. Disponível em: DOI: 10.1080/23265507.2016.1164616. Acesso em: 12 abr. 2025.

KERSCH D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.). Multiletramentos e Multimodalidade: Ações Pedagógicas Aplicadas à Linguagem. São Paulo: Pontes Editores, 2016.

LANKSHEAR, C.; LAWLER, M. Literacy, Schooling and Revolution. London: Falmer Press, 1997.

LEAR, J. Radical Hope: Ethics in the Face of Cultural Devastation. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2006.

MONTE MÓR, W. Learning by Design: Reconstructing Knowledge Processes in Teaching and Learning Practices. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. New York: Palgrave-Macmilan, 2015, p. 186-209.

NEGROPONTE, N. Being Digital. New York: Hodder & Stoughton, 1995.

NOVAK, M. Defining Social Justice. First Things, n. 108, p. 11-13, 2000.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: A Critical Re-Introduction (2ª ed.). Routledge, 2021.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Letramentos, Mídias, Linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

RUSSELL, S. H.; HANCOCK, M. P.; MCCULLOUGH, J. Benefits of undergraduate research experiences. Science, v. 316 (5824), p. 548-549, 2007. https://doi.org/10.1126/science.1140384.

SAVIANI, D. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, [S. I.], v. 10, p. 147–168, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i0.1356. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1356. Acesso em: 20 abr. 2025.

SHIYAMA, J. Does early participation in undergraduate research benefit social science and humanities students? College Student Journal, v. 36, n. 3, p. 380–386, 2002.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n. 29, p. 96-100, 2024a. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 10 abr. 2025.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação n. 25, p. 5-17, jan./ abr. 2004b. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2025.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.

TOKARNIA, M. Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, indica estudo. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 05 maio 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-05/tres-cada-10-brasileiros-sao-analfabetos-funcionais-0. Acesso em: 07 maio 2025.

ZAPATA, G. C. Multiliteracies, OER, and Inclusive L2 Pedagogical Practices. In: ZAPATA, G. C.; KALANTZIS, M.; COPE, B. (Eds). Multiliteracies in International Educational Contexts: Towards Education Justice. New York: Routledge, 2024, p. 76-97.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Dossiê em Estudos Linguísticos

Categorias