Literatura comparada no Canadá e Brasil: um interesse comum
Resumo
Com a aproximação do final deste século, as modificações por que nele passaram os estudos literários, particularmente a partir dos anos 50, ficaram mais nítidas e suas Contribuições podem ser identificadas com objetividade. Os avanços da reflexão teórica sobre o literário, a atenção dada à participação do leitor no processo de produção permitiram, simultaneamente, um melhor conhecimento da natureza textual e dos modos de construção da literariedade. De um lado, ampliaram-se os instrumentais críticos, de outro, nossa atenção, desviada dos cânones estabelecidos, voltou-se para a escrita de mulheres, para os textos marginalizados, para as obras em tradução, abrindo em definitivo o leque dos objetos de investigação e da interpretação crítica. Em síntese, poder-se-ia dizer que à ampliação do campo dos objetos de investigação correspondeu a multiplicação dos modos de ler e de interpretar postos à nossa disposição.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1994 Tania Franco Carvalhal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.