<b>A constituição, a família, a tradição e a deconstituição da família tradicional em The Beauty Queen of Leenane</b><br>

Autores

  • Magda Velloso Fernandez de Tolentino Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Raimundo Expedito Santos Sousa Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2010n58p239

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como a peça de Martin McDonagh, The Beauty Queen of Leenane, dialoga criticamente com a memória cultural irlandesa ao desconstruir a idealização feita no inicio do século XX da família como uma instituição base para o desenvolvimento da identidade cultural do país. Considerando que a solidificação do Estado Livre da Irlanda contava com a propagação dos nacionalismos cultural e político da posição fixa de gêneros para que a ordem da nação fosse garantida, examinamos a peça como uma contra-narrativa pós-moderna que zomba da utopia nacionalista irlandesa ao apresentar a célula familiar como uma prisão claustrofóbica, alienante e conflitiva, com implicações negativas das normas tradicionais de gênero.

Biografia do Autor

Magda Velloso Fernandez de Tolentino, Universidade Federal de São João Del-Rei

M

Raimundo Expedito Santos Sousa, Universidade Federal de São João Del-Rei

Raimundo Expedito de SouzaRaimundo Expedito de Souza Raimundo Expedito de SouzaRaimundo Expedito de Souza Raimundo Expedito de Souza was supervised by Magda Tolentino in his undergraduate research with a CNPq grant; he has presented a number of papers on Irish themes in different conferences; his research dealt with representations of women in the Irish Theatre.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos