Interações telecolaborativas na aprendizagem de línguas estrangeiras: foco no uso dos recursos do aplicativo computacional Openmeetings

Autores

  • Francisco José Quaresma Figueiredo Universidade Federal de Goiás
  • Suelene Vaz da Silva Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Goiás - IFG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2014n66p133

Resumo

 

Este artigo apresenta um recorte de um estudo realizado entre aprendizes brasileiros e seus parceiros alemães. A investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) foi conduzida de agosto a dezembro de 2010. Os dados, coletados por meio de um aplicativo computacional denominado Openmeetings, foram analisados segundo, principalmente, as perspectivas teóricas da aprendizagem colaborativa de línguas e negociação (FIGUEIREDO, 2006; PICA, 1994) e aprendizagem de línguas em tandem/teletandem (BENEDETTI, 2010; TELLES, 2009a; VASSALO; TELLES, 2006, 2009). Os resultados discutidos, neste artigo, revelam como os interagentes congregam o uso dos recursos presentes no Openmeetings e os associados a ele para auxiliar seus parceiros na aprendizagem de português e inglês.

Biografia do Autor

Francisco José Quaresma Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas E Literaturas Estrangeiras, Área de Inglês

Suelene Vaz da Silva, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Goiás - IFG

Departamento de Áreas Acadêmicas 1

Downloads

Publicado

2014-07-16