Recontextualização pedagógica e políticas de formação continuada de professores de Língua Inglesa: o caso do PDE-PR

Autores

  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Stein Cultura Inglesa de Londrina
  • Claudinei Aparecido Canazart Secretaria de Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p61

Resumo

A partir do conceito de recontextualização pedagógica de Bernstein (1990, 2000), neste artigo analisamos aspectos da formação continuada empreendida no Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná – PDE-PR, em formato híbrido, que busca articular teoria/prática, ao aproximar o professor da escola do modo de produção de conhecimento na universidade. Dois conjuntos de dados foram gerados: 1) grupo focal do qual participaram formadores responsáveis por i) atividades de integração teórico-práticas, ii) de aprofundamento teórico e iii) didático-pedagógicas com utilização de suporte tecnológico, conforme previsto pelo Programa; 2) narrativa retrospectiva de um professor da escola pública, co-autor deste artigo e ex-participante do programa. As representações dos formadores sobre pressupostos e princípios político-pedagógicos do programa evidenciaram regras distributivas e recontextualizadoras que contribuíram para a reprodução do discurso oficial. A narrativa do professor, por sua vez, salienta aspectos positivos que resultaram em oportunidade de aprendizagem para si. As regras distributivas governantes da formação continuada e, posteriormente, da organização curricular, incidiram sobre a recontextualização pedagógica na escola, fazendo com que os conhecimentos acadêmicos sofressem transformação. 

Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina. Atua na graduação orientando alunos em práticas supervisionadas de estágio e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem) orientando pesquisas sobre formação de professores de língua inglesa, inglês como língua franca global e políticas educacionais.

Alexandre Stein, Cultura Inglesa de Londrina

Professor de língua inglesa em escola de idiomas.

Claudinei Aparecido Canazart, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Professor de inglês da rede pública de ensino. Especialista em Língua e Literatura Inglesa.

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Publicado

2015-06-17