Recontextualização pedagógica e políticas de formação continuada de professores de Língua Inglesa: o caso do PDE-PR
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p61Resumo
A partir do conceito de recontextualização pedagógica de Bernstein (1990, 2000), neste artigo analisamos aspectos da formação continuada empreendida no Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná – PDE-PR, em formato híbrido, que busca articular teoria/prática, ao aproximar o professor da escola do modo de produção de conhecimento na universidade. Dois conjuntos de dados foram gerados: 1) grupo focal do qual participaram formadores responsáveis por i) atividades de integração teórico-práticas, ii) de aprofundamento teórico e iii) didático-pedagógicas com utilização de suporte tecnológico, conforme previsto pelo Programa; 2) narrativa retrospectiva de um professor da escola pública, co-autor deste artigo e ex-participante do programa. As representações dos formadores sobre pressupostos e princípios político-pedagógicos do programa evidenciaram regras distributivas e recontextualizadoras que contribuíram para a reprodução do discurso oficial. A narrativa do professor, por sua vez, salienta aspectos positivos que resultaram em oportunidade de aprendizagem para si. As regras distributivas governantes da formação continuada e, posteriormente, da organização curricular, incidiram sobre a recontextualização pedagógica na escola, fazendo com que os conhecimentos acadêmicos sofressem transformação.
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