O discurso docente em língua inglesa e a promoção efetiva do desenvolvimento da habilidade de compreensão oral discente

Autores

  • Lisiane Ott Schulz Universidade de Caxias do Sul
  • Tânia Maris de Azevedo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p111

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como finalidade verificar o grau de êxito da compreensão do discurso oral docente de aprendizes de língua inglesa de nível de proficiência B2, conforme classificação sugerida pelo Quadro Comum Europeu. Também objetivou identificar as percepções de docentes e discentes de como deve ser a enunciação oral do professor para que haja promoção efetiva do desenvolvimento da habilidade de compreensão dos aprendizes. O propósito desse estudo foi o de comparar a percepção dos dois grupos, bem como contrastar essas opiniões com o grau de êxito da compreensão e com a finalidade didática do discurso docente.  A análise e a discussão dos dados foram realizadas sob a luz da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, da teoria enunciativa de Benveniste e do conceito de aprendizagem significativa de Ausubel.

Biografia do Autor

Lisiane Ott Schulz, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Doutorado em Letras (UCS-UNIRITTER). Mestre em educação pela Universidade de Caxias do Sul. Portadora de Diploma de Bacharel em Letras com habilitação em tradução (1988) e complementação pedagógica (1991) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Desenvolveu estágio de pós-doutoramento em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa interdisciplinar intitulada "Por uma aprendizagem significativa da língua materna: o ensino fundamentado em Ausubel e Saussure". É professora do corpo permanente do Mestrado em Educação, do Doutorado em Letras e do Curso de Letras-Licenciatura, da Universidade de Caxias do Sul. Suas áreas de atuação em pesquisa e ensino (em cursos de graduação e pós-graduação) são, principalmente, semântica argumentativa, discurso, enunciação, leitura e produção escrita, gêneros de texto, transposição didática e prática de ensino. Atua, também, como consultora nos seguintes temas: proposta pedagógica, competências e habilidades, formação de conceitos, problematização, planejamento e avaliação educacional e ensino de língua.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Edição

Seção

Artigos