Competência tecnológica em foco: a prática de ensino com apoio de ambientes virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p127

Palavras-chave:

Competência Tecnológica, Formação de Professores, Etnograia Virtual, Teoria da Complexidade

Resumo

Este trabalho investiga o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como possibilidade colaborativa para uma prática de ensino e como espaço para o desenvolvimento da competência tecnológica e a perspectiva da Complexidade é adotada para análise dos dados. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Os dados obtidos por meio das interações online entre os professores em formação, pelas notas de campo da pesquisadora e por um questionário revelam, dentre outras coisas, que o AVA apresenta as bases necessárias para que ele possa ser considerado um ambiente bem sucedido de construção do conhecimento, favorecendo a interação, a construção coletiva e a reflexão.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Luciana de Oliveira Silva é professora adjunta na escola de Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora de Ensino Fundamental e de especialização Lato Sensu na Faculdade de Letras da UFMG, bem como pesquisadora, desenvolvendo projetos voltados para materiais didáticos com enfoque no uso de tecnologias digitais na aula de Inglês.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Edição

Seção

Artigos