Marcos, disciplinas e o futuro das iniciativas de leitura e escrita no ensino superior: uma análise a partir dos principais acadêmicos no campo na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p189Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender os marcos iniciais, causas, atividades acadêmicas, bases teóricas e disciplinas envolvidas no desenvolvimento do campo de estudos de leitura e escrita no ensino superior na América Latina. Oito líderes acadêmicos da Argentina, Chile, Colômbia e México foram entrevistados a fim de aprender as suas perspectivas sobre este desenvolvimento. Os resultados mostram que os principais marcos fundadores são conferências que começaram na década de 2000; a Cátedra UNESCO é a principal rede acadêmica a reunir estudiosos interessados no tema; as razões para a emergência do campo estão relacionados com o aumento crescente das matrículas universitárias. No geral, um campo interdisciplinar de crescimento pode ser observado, mas a sua identidade disciplinária ainda é difusa, tendo em vista os conflitos de competência em curso.
Referências
Abbott, A. D. (1988). The system of professions: An essay on the division of expert labor. Chicago: University of Chicago Press.
Ávila Reyes, N. (2015). Intertextual dynamics of an emerging field: An exploration of citation practices of Writing Studies in six Latin American countries (2002 - 2014). Unpublished Master's Thesis. University of California, Santa Barbara.
Ávila Reyes, N., González-Álvarez, P., & Peñaloza Castillo, C. (2013). Creación de un programa de escritura en una universidad chilena: estrategias para promover un cambio institucional. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(57), 537-560.
Bazerman, C. (2011). The Disciplined Interdisciplinarity of Writing Studies. Research in the Teaching of English, 46(1), 8-21.
Bazerman, C., Krut, R., Lunsford, K., McLeod, S. H., Null, S., Rogers, P., & Stansell, A. (Eds.). (2009). Traditions of Writing Research. Oxford: Routledge/Taylor & Francis.
Bazerman, C., Dean, C., Early, J., Lunsford, K., Null, S., Rogers, P., & Stansell, A. (Eds.). (2012). International Advances in Writing Research: Cultures, Places, Measures. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse/Parlor Press.
Bazerman, C., Ávila Reyes, N., Bork, A. V., Corrêa, F., Cristovão, V. L., Tapia Ladino, M., & Narváez-Cardona, E. (in press). Intellectual orientations of studies of higher education writing in Latin America. In S. Plane, C. Bazerman, C. Donahue & F. Rondelli (Eds.), Recherches en écriture: regards pluriels. Nancy: Université de Lorraine.
Becher, T. (1989). Academic tribes and territories: Intellectual enquiry and the cultures of disciplines. Milton Keynes England; Bristol, PA., USA: Open University Press/SRHE.
Bork, A. V., Bazerman, C., Correa, F., & Cristovão, V. L. (2014). Mapeamento das iniciativas de escrita em língua materna na educação superior: resultados preliminares. Revista Prolíngua, 9(1), 2-14.
Cadena, S. y Narváez-Cardona, E. (Eds.) (2008). Los desafíos de la lectura y la escritura en la educación superior:caminos posibles. Cali: Universidad Autónoma de Occidente.
Carlino, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la universidad: Una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Carlino, P. (2013). Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(57), 355-381.
Hernández Sampieri, R; Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, P (2010). Metodología de la investigación. México D.F.: McGraw-Hill.
Ciapuscio, G. E. (2007). Apuntes para una evaluación de los estudios lingüísticos en la Argentina. Hispanic Issues on line, 2, 121-130.
Goggin, M. D. (2000). Authoring a discipline. Scholarly journals and the post-World War II emergence of rhetoric and composition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Haswell, R. H. (2005). NCTE/CCCC's Recent War on Scholarship. Written Communication, 22(2), 198-223.
ILEES. (n.d.). Iniciativas de Lectura y Escritura en la Educación Superior en América Latina. Retrieved from http://www.ilees.org/
Jacobs, J. (2013). In defense of disciplines: Interdisciplinarity and specialization in the research university. Chicago: University of Chicago Press.
Klein, J. T. (1996). Crossing boundaries. Knowledge, disciplinarities, and interdisciplinarities. Virginia: The University Press of Virginia.
Klein, J. T. (2000). A conceptual vocabulary of interdisciplinary science. In P. Weingart & N. Stehr (Eds.), Practising interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press.
Krippendorff, K. (2004). Content analysis: An introduction to its methodology (2nd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage
Lincoln, Y. S., & Guba, E. G. (1985). Naturalistic inquiry. Beverly Hills, CA: Sage Publications, Inc.
Mollis, M. (2003). Las universidades en América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero. Buenos Aires: CLACSO. Retrieved from http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101109010429/mollis.pdf
Navarro, F. (2012). Alfabetización avanzada en la Argentina. Puntos de contacto con la enseñanza-aprendizaje de L2. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de las Lenguas, 12(6), 49-83.
Navarro, F., Ávila Reyes, N., Tapia Ladino, M., Lopez Cristovão, V. L., Moritz, M. E. W., Narváez-Cardona, E., & Bazerman, C. (submitted). Panorama histórico de los estudios sobre lectura y escritura en educación superior publicados en América Latina. Signos, Volumen monográfico sobre alfabetización académica.
Parodi, G. (Ed.). (2010). Alfabetización académica y profesional en el siglo XXI: leer y escribir desde las disciplinas. Santiago de Chile: Ariel.
Perales-Escudero, M. D. (Ed.). (2010). Literacy in Mexican Higher Education: Texts and contexts. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.
Pereira, C. (2006). La lectura y la escritura en el CBC: memoria de la experiencia en la cátedra de Semiología. Paper presented at the Primer Congreso Nacional: "Leer, escribir y hablar hoy". Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 28 de septiembre al 1 de octubre de 2006.
Poole, G. (2009). Academic disciplines: Home or barricades? In C. Kreber (Ed.), The university and its disciplines. Teaching and learning within and beyond disciplinary boundaries. New York: Routledge.
Ritter, K., & Matsuda, P. K. (2012). Exploring composition studies: Sites, issues, and perspectives. Logan Utah: Utah State University Press.
Thaiss, C., Bräuer, G., Carlino, P., Ganobcsik-Williams, L., & Sinha, A. (Eds.). (2012). Writing programs worldwide: Profiles of academic writing in many places. West Lafayette, Indiana: Parlor Press & WAC Clearinghouse.
Toulmin, S. R. (1972). Human understanding: The collective use and evolution of concepts. Princeton: Princeton University Press.
UNESCO (2013). Abstracts’ book. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba.
Vallejos Llobet, P. (2005). Historia del discurso científico en la Argentina: una institución y sus textos a principios del siglo XX. Signo & Seña, 14, 93-114.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.