O discurso citado na macroestrutura textual de artigos científicos de jovens pesquisadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p45

Resumo

Neste artigo, examinamos o discurso citado em artigos científicos de jovens pesquisadores, observando o uso desse mecanismo linguístico-discursivo em função da organização e distribuição das informações na macroestrutura textual. O trabalho se fundamenta em estudos do Círculo de Bakhtin e em trabalhos na perspectiva de Swales. Privilegiando uma abordagem qualitativa e uma análise de natureza interpretativa, a investigação contempla um exame de 10 artigos científicos de estudantes de mestrado das áreas de Letras e Linguística. A análise confirma que formas e finalidades de uso do discurso citato no artigo científico do jovem pesquisador sofrem inevitavelmente forte determinação da seção do artigo nas quais são mobilizadas, mas também do modo pessoal como o produtor seleciona e organiza as informações em seu texto, revelando a relação complexa e tensa entre estilo do gênero do discurso e estilo individual do produtor.

Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, escrita e comunicação científica.

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Publicado

2016-09-27

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Artigos