Poe, entre o cinema e a literatura: uma leitura intermidiática de The Raven

Autores

  • Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes Gomes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Genilda Azeredo UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p211

Palavras-chave:

Edgar Allan Poe, Cinema e Literatura, Intermidialidade, Referência Intermidiática

Resumo

Em The Raven (2012), filme dirigido por James McTeigue, além de termos Edgar Allan Poe como protagonista e alusões a vários de seus textos, a relação entre cinema e literatura é ainda mais adensada a partir da presença de questões ligadas à própria materialidade, socialidade e economia da mídia literária. Neste trabalho, fundamentado especialmente nos pressupostos teóricos de Rajewski (2012) e Moser (2006), propomos uma leitura intermidiática de The Raven, em que examinamos o processo de referenciação intermidiática realizada pelo cinema em relação à literatura. Duas conclusões foram alcançadas: i. o filme, ao tornar opaca a mídia literária, procurou esconder sua própria midialidade audiovisual; ii. The Raven se articula com uma série de discursos sobre o escritor estadunidense na contemporaneidade, contribuindo para o fortalecimento da posição de significante cultural de Edgar Allan Poe. 

Biografia do Autor

Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes Gomes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB

Genilda Azeredo, UFPB

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB. Pesquisadora PQ2 do CNPQ.

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Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos