Os limites do realismo em The Mutilated, de Tennessee Williams: expressionismo e verfremdungseffekt

Autores

  • Gustavo Ponciano Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p275

Resumo

Este artigo inicia sua reflexão sobre a dificuldade de parcela da crítica em classificar a produção dramática de Tennessee Williams (1911-1983) sob termos rígidos, especialmente ao tentar vinculá-lo ao “Realismo”. Porém, a atenção às notas de produção de The Glass Menagerie (1944) – o manifesto do que o dramaturgo chama de Plastic Theater – evidencia que o desejo do autor era o de afastar-se das convenções dramáticas do Realismo descritivo. Ao final, o estudo localiza em The Mutilated (1967), de Williams, o influxo de características caras ao Expressionismo e ao Verfremdungseffekt brechtiano, técnicas dramáticas que apontam para outra concepção de Realismo.

Biografia do Autor

Gustavo Ponciano, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Estudos Literários. Doutorando na mesma área.

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Publicado

2017-01-27

Edição

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Artigos