Sem palavras, apenas imagens para contar a história da humanidade: um caso de arte em Bocejo

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista FCT/Presidente Prudente
  • Flávia Brocchetto Ramos Library Media Specialist at Wickliffe Progressive Community School
  • Jeff Stevenson Centro de Ciências Humanas e da Educação, University of Caxias do Sul, Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p219

Resumo

Os livros sem palavras são tradicionalmente associados a crianças analfabetas. No entanto, muitos deles têm uma proposta fragmentada e densa, assumindo habilidades e conhecimento prévio que um jovem leitor dificilmente teria. Assim, em pesquisa cujo foco é em livros para crianças selecionados pelo Programa Nacional Brasileiro de Escolas (PNBE), escolhemos estudar Ilan Brenman e Bocejo de Renato Moriconi. O livro consiste em cenas aparentes isoladas que, unidas, formam um todo único, dialogando com estágios que mostram a história da humanidade - da véspera da Bíblia à chegada do homem na lua ou do ato de um leitor individual à interação com o livro. A falta de palavras que possam guiar a compreensão do leitor, as lacunas temporais entre as cenas e a multiplicidade de elementos que compõem cada imagem levam à estrutura e a fracturas temáticas, que complicam a recepção do livro pelo leitor inicial. Os significados da história surgem por uma imagem e a articulação com o fato de o personagem representado se referir. A proposta do trabalho prioriza a natureza emancipatória do leitor, no entanto, no caso dos jovens leitores, a mediação é necessária para ajudar as crianças no processo de compreensão, compreensão do livro e do processo artístico envolvido neste caminho da humanidade.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista FCT/Presidente Prudente

Livre docente em Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Pós doutorado no departamento de Literatura e Ensino da Ohio State University. Docente da graduação e pós graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Presidente Prudente). Coordenadora do Centro de Pesquisas em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). Com experiência na área de Educação e Literatura, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Estratégias de leitura. Compreensão de textos.

Flávia Brocchetto Ramos, Library Media Specialist at Wickliffe Progressive Community School


Jornalista, mestre em História pela Ohio State University, mestre em Ciência da Informação pela Kent State University, bibliotecário especialista em midia na Wickliffe Progressive Community School, Upper Arlington, Ohio.

Jeff Stevenson, Centro de Ciências Humanas e da Educação, University of Caxias do Sul, Caxias do Sul


Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS

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Publicado

2018-06-05