Os "novos" contos de fadas: tradição e inovação em A Bela e a Adormecida, de Gaiman e Riddell
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p35Resumo
Neste artigo, investigamos a tradição e a inovação na obra A Bela e a Adormecida por meio da análise da construção da narrativa, considerando o importante papel do projeto gráfico e das ilustrações. Dessa forma, abordamos as colaborações entre dois importantes autores britânicos: o escritor Neil Gaiman e o ilustrador ChrisRiddell. Como referencial teórico priorizamos os estudos sobre ilustração e projeto gráfico de livros infantis – Nikolajeva e Scott. Moraes, Linden e Ramos –, dialogando com estudos sobre contos de fadas – Betelheim, Corso e Corso, Coelho e Propp. Pudemos observar que mesmo não se tratando de um livro ilustrado, de acordo com a concepção inglesa de picturebook, a narrativa é contada não apenas pelo texto escrito, mas também pelas ilustrações e pelo projeto gráfico. O diálogo entre escritor e ilustrador e a liberdade que este teve para apresentar seu ponto de vista foram fundamentais para o sucesso da obra.
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