Comutação autoral e a problemática da unidade "autor-obra" nos quadrinhos

Autores

  • Lucas Piter Alves-Costa Universidade Federal de Santa Maria, PPGL, Laboratório Corpus. Bolsista CAPES/PNPD.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p75

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a noção de Autor e Obra como correlatos e sua inserção em uma problemática da unidade entre essas noções, em uma perspectiva embasada em Foucault (2008, 2009). A partir de AUTOR (ano), Maingueneau (2006) e Bourdieu (1996), os Quadrinhos são tomados, neste trabalho, como uma instituição relativamente autônoma que engendra um campo de atividades, o campo quadrinístico, no qual sujeitos posicionados como autores, mediadores e leitores atuam na elaboração, sustentação e legitimação dos nomes de Autores. A discussão sobre a unidade Autor-Obra se ampara na comutabilidade autoral presente nos Quadrinhos. A comutação autoral é o processo pelo qual as obras de quadrinhos são produzidas por diferentes autores, intercambiáveis entre si em outras obras e com papeis diversificados, tais como roteirista, desenhista, arte-finalista, colorista, entre outros. A discussão aponta para as dificuldades que há em definir o funcionamento da autoria (a função autor) nos Quadrinhos devido à não-unidade entre Autor e Obra, característica dessa instituição.

Biografia do Autor

Lucas Piter Alves-Costa, Universidade Federal de Santa Maria, PPGL, Laboratório Corpus. Bolsista CAPES/PNPD.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e licenciado em Letras-Português e Literatura pela mesma instituição. Atualmente, está em pós-doutoramento pela Universidade Federal de Santa Maria, integrando o Laboratório Corpus. Bolsista CAPES/PNPD.

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Publicado

2018-06-05