Neoliberalismo e língua inglesa: um estudo de caso por meio do Pibid
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p39Resumo
Neste artigo, proponho pensar a língua inglesa, o seu ensino e a formação do professor de inglês, levando em conta as discussões sobre neoliberalismo e seus efeitos na vida em sociedade. Para tanto, parto de diferentes formas de se entender as práticas neoliberais, buscando discutir como estas podem tomar diferentes contornos nos diversos contextos, ainda que compartilhando características comuns. Destaco, em especial, o contexto brasileiro. Neste, examino e discuto o Pibid, em especial o caso de um subprojeto de Inglês no contexto de uma universidade pública federal brasileira, e aponto aspectos que considero relevantes serem problematizados quando consideramos professores de inglês, tanto formadores quanto em formação inicial.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BLOCK, D.; GRAY, J.; HOLBOROW, M. Neoliberalism and Applied Linguistics. New York: Routledge, 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2016.
BRASIL. Capes. Portaria Nº 096, de 18 de julho de 2013. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2015.
BROWN, W. American Nightmare: Neoliberalism, Neoconservatism, and De-Democratization. Political Theory, Vol. 34, No. 6, p. 690-714, Dec., 2006.
DARDOT, P.; LAVAL, C. The new way of the world: on neoliberal society. Trans. Gregory Elliott. London/New York: Verso, 2013.
FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
GRAY, J.; BLOCK, D. The marketization of language teacher education and neoliberalism: characteristics, consequences and future prospects. In: BLOCK, D. et al. (Eds.). Neoliberalism and applied Linguistics. London and New York: Routledge, 2012. p. 114-143.
HARVEY, D. A brief history of neoliberalism. Oxford: Oxford University Press, 2005.
______. Condição pós-moderna – uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 12. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
HELLER, M. The Commodification of Language. Annual Review of Anthropology. Vol. 39, p. 101-114, 2010.
HILGERS, M. The three anthropological approaches to neoliberalism. UNESCO. Malden, Massachussetts, USA: Blackwell Publishing, 2011. p. 351-363.
JORDÃO, C. M. A Postcolonial Framework for Brazilian EFL Teachers’ Social Identities. Revista Electrónica Matices en Lenguas Extrangeiras: Universidad Nacional de Colombia, v. 2, 2008.
______. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 33. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL QUARTERLY. Vol. 0, No. 0, p. 1-20, xxxx 2014.
______. (Re) Visioning Language Teacher Education. In: ______. Teacher Education for a Global Society: a modular model for knowing, analysing, recognizing, doing, and seeing. New York and Oxon: Routledge, 2012. p. 1-19.
LUKE, A.; FREEBODY, P. Shaping the Social Practices of Reading. In: MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P (Eds.). Constructing Critical Literacies: Teaching and Learning Textual Practice. Nova Jersey: Hampton Press, Inc., 1997.
PATRICK, F. Neoliberalism, the Knowledge Economy, and the Learner: Challenging the Inevitability of the Commodified Self as an Outcome of Education, ISRN Education, vol. 2013, Article ID 108705, 8 pages (p. 1-8), 2013. doi:10.1155/2013/108705
ROMERO, T. R. de S. Pibid: prós, contras e (e)feitos. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (Orgs). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2017. p. 57-75.
SOUSA, R. Q. de. Professores de inglês da escola pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
STIEGLER, B. States of Shock: Stupidity and Knowledge in the 21st Century. Trans. Daniel Ross. Cambridge, UK: Polity Press, 2015.
ZACCHI, V. J. Neoliberalism, Applied Linguistics and the PNLD. Ilha do Desterro, v. 69, n. 1, p. 161-172, Florianópolis, jan/abr 2016a.
______. Neoliberalismo, Ensino de Língua Inglesa e o Livro Didático. In: JORDÃO, C. M. A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.