Neoliberalismo e língua inglesa: um estudo de caso por meio do Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p39

Resumo

Neste artigo, proponho pensar a língua inglesa, o seu ensino e a formação do professor de inglês, levando em conta as discussões sobre neoliberalismo e seus efeitos na vida em sociedade. Para tanto, parto de diferentes formas de se entender as práticas neoliberais, buscando discutir como estas podem tomar diferentes contornos nos diversos contextos, ainda que compartilhando características comuns. Destaco, em especial, o contexto brasileiro. Neste, examino e discuto o Pibid, em especial o caso de um subprojeto de Inglês no contexto de uma universidade pública federal brasileira, e aponto aspectos que considero relevantes serem problematizados quando consideramos professores de inglês, tanto formadores quanto em formação inicial.

Biografia do Autor

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe - UFS, especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, em Montclair, New Jersey, EUA, durante 9 meses, sob orientação da profa. Michele Knobel. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, formação de professores e letramentos digitais.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BLOCK, D.; GRAY, J.; HOLBOROW, M. Neoliberalism and Applied Linguistics. New York: Routledge, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2016.

BRASIL. Capes. Portaria Nº 096, de 18 de julho de 2013. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2015.

BROWN, W. American Nightmare: Neoliberalism, Neoconservatism, and De-Democratization. Political Theory, Vol. 34, No. 6, p. 690-714, Dec., 2006.

DARDOT, P.; LAVAL, C. The new way of the world: on neoliberal society. Trans. Gregory Elliott. London/New York: Verso, 2013.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

GRAY, J.; BLOCK, D. The marketization of language teacher education and neoliberalism: characteristics, consequences and future prospects. In: BLOCK, D. et al. (Eds.). Neoliberalism and applied Linguistics. London and New York: Routledge, 2012. p. 114-143.

HARVEY, D. A brief history of neoliberalism. Oxford: Oxford University Press, 2005.

______. Condição pós-moderna – uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 12. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

HELLER, M. The Commodification of Language. Annual Review of Anthropology. Vol. 39, p. 101-114, 2010.

HILGERS, M. The three anthropological approaches to neoliberalism. UNESCO. Malden, Massachussetts, USA: Blackwell Publishing, 2011. p. 351-363.

JORDÃO, C. M. A Postcolonial Framework for Brazilian EFL Teachers’ Social Identities. Revista Electrónica Matices en Lenguas Extrangeiras: Universidad Nacional de Colombia, v. 2, 2008.

______. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 33. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL QUARTERLY. Vol. 0, No. 0, p. 1-20, xxxx 2014.

______. (Re) Visioning Language Teacher Education. In: ______. Teacher Education for a Global Society: a modular model for knowing, analysing, recognizing, doing, and seeing. New York and Oxon: Routledge, 2012. p. 1-19.

LUKE, A.; FREEBODY, P. Shaping the Social Practices of Reading. In: MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P (Eds.). Constructing Critical Literacies: Teaching and Learning Textual Practice. Nova Jersey: Hampton Press, Inc., 1997.

PATRICK, F. Neoliberalism, the Knowledge Economy, and the Learner: Challenging the Inevitability of the Commodified Self as an Outcome of Education, ISRN Education, vol. 2013, Article ID 108705, 8 pages (p. 1-8), 2013. doi:10.1155/2013/108705

ROMERO, T. R. de S. Pibid: prós, contras e (e)feitos. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (Orgs). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2017. p. 57-75.

SOUSA, R. Q. de. Professores de inglês da escola pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

STIEGLER, B. States of Shock: Stupidity and Knowledge in the 21st Century. Trans. Daniel Ross. Cambridge, UK: Polity Press, 2015.

ZACCHI, V. J. Neoliberalism, Applied Linguistics and the PNLD. Ilha do Desterro, v. 69, n. 1, p. 161-172, Florianópolis, jan/abr 2016a.

______. Neoliberalismo, Ensino de Língua Inglesa e o Livro Didático. In: JORDÃO, C. M. A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016b.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos