Tentativas de promoção da conscientização sobre língua e aprendizagem por meio da escrita colaborativa no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p59

Resumo

Este artigo resulta de um estudo em sala de aula com alunos de Estudos de Rádio / TV em um período de 16 semanas (60 horas) para investigar: (1) cooperação grupal / colaboração na redação de dois textos que requerem interação online; (2) comentários dos alunos sobre as linguas / estratégias que eles praticaram e aprenderam; e o impacto na sua consciência da linguagem e do aprendizado. A avaliação da colaboração foi baseada no trabalho de cinco grupos. Os comentários sobre aprendizagem / motivação / desafios de idiomas também foram expressos em uma apresentação final / portfólio. A análise interpretativa mostra que o compartilhamento de mão-de-obra é preferido, que a aprendizagem é percebida como sendo mais sistemática devido aos registros de feedback / correção e que os alunos preferem trabalhar principalmente na aula, o que pode ser frustrante para os defensores da autonomia na aprendizagem de línguas avançada.

Biografia do Autor

Marcelo Concário, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Assistente de Língua Inglesa, Departamento de Ciências Humanas

Referências

Benson, P. (1996). Concepts of autonomy in language learning. In:

Richard Pemberton, Edward S. L. Li, Winnie W. F. Or, & Herbert D.

Pierson. (Eds.). Taking control: Autonomy in language learning.

(p. 27-34). Hong Kong: Hong Kong University.

Brinton, D. M., Snow, M. A., & Wesche, M. (2003). Content-based

second language instruction. Ann Arbor, MI: University of

Michigan.

Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn, (2006) Educating for

advanced foreign language capacities. (Eds.). Washington, DC:

Georgetown University.

Coonan, M. C. (2013). Higher education in language teaching:

challenges and prospects. In: Educazione Linguistica. vol. 2, p.

-544

Dalton-Puffer, C. (2007). Discourse in content and language

integrated learning(CLIL) classrooms. Amsterdam, Netherlands:

John Benjamins.

Dillenbourg, P., Baker, M., Baye, A., & O'Malley C. (1996). The

evolution of research on collaborative writing. In: P. Reimann, &

H. Spada. (Eds.) Learning in humans and machine: Towards an

interdisciplinary learning science. (p. 189-211). Oxford:

Elsevier.

Donadio, L. F. P. S. (2007). Content-based instruction para professores

pré-serviço: uma uma análise do processo de avaliação.

(Unpublished MA thesis). São Carlos, Brazil.

UFSCar.

Ede, L., & Lunsford, A. (1990). Singular texts/plural authors.

Carbondale: Southern Illinois University.

Eschholz, P., Rosa, A., & Clark, V. Language awareness. Readings for

college writers. (10th ed.). Boston, MA: Bedford/St. Martins.

Finardi, K. R., & Porcino, M. C. (2014). Technology and methodology

in elt: Impacts of globalization and internationalization [Tecnologia

e metodologia no ensino de inglês: Impactos da globalização e da

internacionalização]. Ilha do Desterro, (66), 239-284.

Freeman, D. (1998). Doing teacher research. From inquiry to

understanding. Boston, MA: Heinle, & Heinle.

Hilliard, R. L. (2011). Writing for television, radio, and new media.

(10th ed.). Boston, MA: Cengage Learning

James, C. (1999). Language awareness: Implications for the language

curriculum. Language, culture and curriculum, 12(1), 94-115.

King, R. D. Should English be the law? In: Paul Eschholz, Alfred Rosa,

& Virginia Clark, V. Language awareness. Readings for college

writers. (10th ed.). (p. 529-538). Boston, MA, Bedford/St. Martins.

Lasagabaster, D., & Doiz, A. (2016). CLIL students'perceptions of their

language learning process: delving into self-perceived

improvement and instructional preferences. Language awareness,

(1-2), 110-126.

Leão, R. G.,, & Finardi, K. (2016). Ensino de inglês como língua

internacional e abordagem CLIL como ferramenta de

internacionalização do ensino superior brasileiro. Anais do VIII

Encontro de Política e Administração da Educação - ANPAE/ES.

Retrieved from: http://www.portaldepublicacoes.ufes.br/ANPAE-

ES/article/view/9758/6602

Martino, E., & Sabato, B (2012). CLIL in Italian schools: the issue of

content teachers' competence in the foreign language. In: Ruth

Breeze, Felipe Jiménez Berrio, Carmen Llamas Saís, Concepción

Martínez Pasamar, & Cristina Tabernero Sala. (Eds.). Teaching

approaches to CLIL. Propuestas docentes en AICLE. (p. 71-83).

Retrieved from

https://www.academia.edu/2331549/Teaching_Approaches_to_

CLIL_Propuestas_docentes_en_AICLE.

Norris, J. M. (2006). Assessing advanced foreign language learning

and learners. From measurement constructs to educational uses.

In: Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn, K. (Eds.).

Educating for advanced foreign language capacities.

Washington, D.C.: Georgetown University, 2006, p. 167-87.

Patton, M. Q. (1990). Qualitative evaluation and research methods.

(2nd ed.). Newbury Park, CA: Sage.

Ramos, L. O. (2014). Integration of theory and practice in CLIL. Book

review. Belt Journal. 5(1), 60-64.

Robinson, P. (1995). Attention, memory, and the "noticing"

hypothesis. Language learning 45(2), 283-381.

Schmidt, R. (1995). Consciousness and foreign language learning: A

tutorial on the role of attention and awareness in learning. In:

Richard Schmidt (Ed.). Attention and awareness in foreign

language learning. Technical report n. 9 (p. 1-63). Honolulu:

University of Hawai'i.

Schohamy, E. Rethinking assessment for advanced language

proficiency. In: In: Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn,

K. (Eds.). Educating for advanced foreign language capacities.

Washington D.C.: Georgetown University, 2006, p. 188-208.

Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building

collaborative knowledge. Michigan: MIT.

Storch, N. (2013). Collaborative writing in L2 classrooms. Bristol:

Multilingual Matters.

Swain, M. (2006). Languaging, agency and collaboration in advanced

second language learning. In: Heidi Byrnes (Ed.). Advanced

language learning: the contributions of Halliday and Vygotsky (p.

-108). London, UK: Continuum.

Trappes-Lomax, H. (2006). Discourse analysis. In: Alan Davies, &

Catherine Elder (Ed.). The handbook of Applied Linguistics (p. 133-

. Oxford: Blackwell.

Vines, L. (1997). Content-based instruction in French for Journalism

students at Ohio University. In: Stephen B. Stryker, & Betty L.

Leaver (Eds.). Content-based instruction in foreign language

education. Models and methods. (p. 119-140). Washington, D.C.:

Georgetown University.

Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos