Tentativas de promoção da conscientização sobre língua e aprendizagem por meio da escrita colaborativa no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p59Resumo
Este artigo resulta de um estudo em sala de aula com alunos de Estudos de Rádio / TV em um período de 16 semanas (60 horas) para investigar: (1) cooperação grupal / colaboração na redação de dois textos que requerem interação online; (2) comentários dos alunos sobre as linguas / estratégias que eles praticaram e aprenderam; e o impacto na sua consciência da linguagem e do aprendizado. A avaliação da colaboração foi baseada no trabalho de cinco grupos. Os comentários sobre aprendizagem / motivação / desafios de idiomas também foram expressos em uma apresentação final / portfólio. A análise interpretativa mostra que o compartilhamento de mão-de-obra é preferido, que a aprendizagem é percebida como sendo mais sistemática devido aos registros de feedback / correção e que os alunos preferem trabalhar principalmente na aula, o que pode ser frustrante para os defensores da autonomia na aprendizagem de línguas avançada.Referências
Benson, P. (1996). Concepts of autonomy in language learning. In:
Richard Pemberton, Edward S. L. Li, Winnie W. F. Or, & Herbert D.
Pierson. (Eds.). Taking control: Autonomy in language learning.
(p. 27-34). Hong Kong: Hong Kong University.
Brinton, D. M., Snow, M. A., & Wesche, M. (2003). Content-based
second language instruction. Ann Arbor, MI: University of
Michigan.
Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn, (2006) Educating for
advanced foreign language capacities. (Eds.). Washington, DC:
Georgetown University.
Coonan, M. C. (2013). Higher education in language teaching:
challenges and prospects. In: Educazione Linguistica. vol. 2, p.
-544
Dalton-Puffer, C. (2007). Discourse in content and language
integrated learning(CLIL) classrooms. Amsterdam, Netherlands:
John Benjamins.
Dillenbourg, P., Baker, M., Baye, A., & O'Malley C. (1996). The
evolution of research on collaborative writing. In: P. Reimann, &
H. Spada. (Eds.) Learning in humans and machine: Towards an
interdisciplinary learning science. (p. 189-211). Oxford:
Elsevier.
Donadio, L. F. P. S. (2007). Content-based instruction para professores
pré-serviço: uma uma análise do processo de avaliação.
(Unpublished MA thesis). São Carlos, Brazil.
UFSCar.
Ede, L., & Lunsford, A. (1990). Singular texts/plural authors.
Carbondale: Southern Illinois University.
Eschholz, P., Rosa, A., & Clark, V. Language awareness. Readings for
college writers. (10th ed.). Boston, MA: Bedford/St. Martins.
Finardi, K. R., & Porcino, M. C. (2014). Technology and methodology
in elt: Impacts of globalization and internationalization [Tecnologia
e metodologia no ensino de inglês: Impactos da globalização e da
internacionalização]. Ilha do Desterro, (66), 239-284.
Freeman, D. (1998). Doing teacher research. From inquiry to
understanding. Boston, MA: Heinle, & Heinle.
Hilliard, R. L. (2011). Writing for television, radio, and new media.
(10th ed.). Boston, MA: Cengage Learning
James, C. (1999). Language awareness: Implications for the language
curriculum. Language, culture and curriculum, 12(1), 94-115.
King, R. D. Should English be the law? In: Paul Eschholz, Alfred Rosa,
& Virginia Clark, V. Language awareness. Readings for college
writers. (10th ed.). (p. 529-538). Boston, MA, Bedford/St. Martins.
Lasagabaster, D., & Doiz, A. (2016). CLIL students'perceptions of their
language learning process: delving into self-perceived
improvement and instructional preferences. Language awareness,
(1-2), 110-126.
Leão, R. G.,, & Finardi, K. (2016). Ensino de inglês como língua
internacional e abordagem CLIL como ferramenta de
internacionalização do ensino superior brasileiro. Anais do VIII
Encontro de Política e Administração da Educação - ANPAE/ES.
Retrieved from: http://www.portaldepublicacoes.ufes.br/ANPAE-
ES/article/view/9758/6602
Martino, E., & Sabato, B (2012). CLIL in Italian schools: the issue of
content teachers' competence in the foreign language. In: Ruth
Breeze, Felipe Jiménez Berrio, Carmen Llamas Saís, Concepción
Martínez Pasamar, & Cristina Tabernero Sala. (Eds.). Teaching
approaches to CLIL. Propuestas docentes en AICLE. (p. 71-83).
Retrieved from
https://www.academia.edu/2331549/Teaching_Approaches_to_
CLIL_Propuestas_docentes_en_AICLE.
Norris, J. M. (2006). Assessing advanced foreign language learning
and learners. From measurement constructs to educational uses.
In: Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn, K. (Eds.).
Educating for advanced foreign language capacities.
Washington, D.C.: Georgetown University, 2006, p. 167-87.
Patton, M. Q. (1990). Qualitative evaluation and research methods.
(2nd ed.). Newbury Park, CA: Sage.
Ramos, L. O. (2014). Integration of theory and practice in CLIL. Book
review. Belt Journal. 5(1), 60-64.
Robinson, P. (1995). Attention, memory, and the "noticing"
hypothesis. Language learning 45(2), 283-381.
Schmidt, R. (1995). Consciousness and foreign language learning: A
tutorial on the role of attention and awareness in learning. In:
Richard Schmidt (Ed.). Attention and awareness in foreign
language learning. Technical report n. 9 (p. 1-63). Honolulu:
University of Hawai'i.
Schohamy, E. Rethinking assessment for advanced language
proficiency. In: In: Byrnes, H., Weger-Guntharp, H. D., & Spragn,
K. (Eds.). Educating for advanced foreign language capacities.
Washington D.C.: Georgetown University, 2006, p. 188-208.
Stahl, G. (2006). Group cognition: Computer support for building
collaborative knowledge. Michigan: MIT.
Storch, N. (2013). Collaborative writing in L2 classrooms. Bristol:
Multilingual Matters.
Swain, M. (2006). Languaging, agency and collaboration in advanced
second language learning. In: Heidi Byrnes (Ed.). Advanced
language learning: the contributions of Halliday and Vygotsky (p.
-108). London, UK: Continuum.
Trappes-Lomax, H. (2006). Discourse analysis. In: Alan Davies, &
Catherine Elder (Ed.). The handbook of Applied Linguistics (p. 133-
. Oxford: Blackwell.
Vines, L. (1997). Content-based instruction in French for Journalism
students at Ohio University. In: Stephen B. Stryker, & Betty L.
Leaver (Eds.). Content-based instruction in foreign language
education. Models and methods. (p. 119-140). Washington, D.C.:
Georgetown University.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.