Aspectos de hibridismo em Almayer´s Folly e Heart of Darkness de Joseph Conrad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p15

Resumo

Á luz de conceitos propostos pela  Crítica  Cultural  o ensaio discute os romances de Joseph Conrad Almayer´s Folly e Heart of Darkness como representações dos conflitos inerentes à natureza sincrética de toda cultura. No primeiro romance, Nina,  nascida de um casamento inter-racial , é analisada como projeção dos problemas de hibridismo. O tema retorna em Heart of Darkness, na figura do “arlequim”, cuja ascendência mista   o torna  alvo de contínuos insultos. Antecipação ficcional do arlequim alegórico de Michel Serres, o mestiço assemelha-se a três personagens de Conrad: Nina, em  Almayer´s Folly, e, em   Heart of Darkness,  Kurtz e Marlow, o narrador. Dessa forma, os dois romances acenam um para o outro como referências mutuamente ilustrativas, premonições ficcionais do hibridismo, categoria-chave do pós-colonialismo.  

 

Biografia do Autor

Solange Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Solange Ribeiro de Oliveira é Professora Emérita da UFMG, professora aposentada da Universidade Federal de Ouro Preto  Professora, Associada da Universidade de Londres , membro do Centro de Estudos Shakespearianos (Cesh) e pesquisadora do CNPq.  Além de artigos em revistas especializadas, publicou, no Brasil e no exterior, os livros  Literatura e Artes Plásticas.( Editora da UFOP, 1993); Brazil and the Discovery of America- Narrative, History, Fiction,  (com Bernard McGuirk, Edwin Mellen Press, 1996); Brazilian Feminisms ( com Judith Still, University of Nottingham, 1999); De Mendigos e Malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay – Uma leitura transcultural. ( 2ª edição, Editora CRV, 2011); Literatura e Música: Modulações Pós-Coloniais ( Perspectiva, 2002); Literatura e Musica (SENAC/Itaú Cultural, 2003); Itinerário de Sofotulafai: Biografia  Literária de Abgar Renault ( UFMG,2005). ); Hamlet: Leituras Contemporâneas (Belo Horizonte, Tessitura, 2008).Perdida entre Signos: Literatura, artes e mídias, hoje. Faculdade de Letras da UFMG, 2012.

Referências

ACHEBE, Chinua. (1989). An Image of Africa: Racism in Conrad´s Heart of Darkness. Hopes and Impediments: Selected Essays. New York: Doubleday, Anchor, p. 1-20.

ARENS, W. ( 1980). The Man-Eating Myth: Anthropology and Anthropophagy. Oxford University Press.

BERND, Zilá. (2004).O elogio da crioulidade. O conceito de hibridização a partir dos autores francófonos do Caribe. ABDALA JÚNIOR, Benjamin (org). Margens da cultura. Mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo editorial, p. 99-111.

BHABHA, Homi K.(2013). Local da cultura. Trad. Myriam Àvila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BLOOM, Harold. Introduction. (1986). Joseph Conrad. New York and Philadelphia: Chelsea House Publishers, p. 1-7.

BROWN, Douglas. (1983). From Heart of Darkness to Nostromoa: An Approach to Conrad. The New Pelican Guide to English Literature, vol 7, from James to Eliot, ed. Boris Ford. Harmondsworth: Penguin, p. 131-49.

BURKE, Peter, Hibridismo cultural. (2003).São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2003.

CANARIO, John W. (1967).The Harlequin in Heart of Darkness: Studies in Short Fiction, New York: Twayne Publishers, p. 225-22.

CANCLINI, Néstor García. (2006). Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

CEVASCO, Maria Eliza(2003) . As dez lições sobre os Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo Editorial.

CLIFFORD, James. (1988). On Ethnographic Self-Fashioning: Conrad and Malinowski. The Predicament of Culture. Twentieth Century, Literature and Art. Cambridge, Mass: Harvard University Press, p. 92-113.

CONRAD, Joseph.(1947). Almayer´s Folly: a story of an eastern river and tales of unrest. London: J.M. Sons.

______________ Heart of Darkness: an authoritative text, backgrounds and source, criticism. (1988). Ed. Robert Kimbrough. New York: Norton, 3rd edition.

FARN, Regelind.(2005). Colonial and Postcolonial Rewritings of “Heart of Darkness”: a Century of Dialogue with Joseph Conrad. Irvine, California: Universal Publishers, Dissertation Com..

GEERTZ, Clifford. (1980). Negara. Princeton University Press.

GOMES, HeloisaToller.(2002). As marcas da escravidão. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

GREWAL, Inderpal and KAPLAN, Caren,eds. (1994). Scattered Hegemonies. Post Modernity and Transnational Feminist Practices.Minneapolis: University of Minesota Press.

HARRIS, Wilson. (1983). The Womb of Space. The Cross-Cultural Imagination. Westport,Conn., London: Greenwood.

HELDER, Jac, (1975). Fool Convention and Conrad´s Hollow Harlequin. Studies in Short Fiction. New York: Twayne Publishers, p. 363-8.

HULME, Peter. Columbus and the Cannibals. (1986). Peter Hulmes, ed. Collonial Encounters: Europe and the Native Caribbean, 1492-1797. Loondon, New York: Methuen, p. 13-43.

McCLURE, John. (1981). A. Kipling and Conrad: The Collonial Fiction. Cambridge, Mss: Harvard University Press.

MIS, Miguel Rojas.( 1993). Los Monstros: Mitos de Legitimatión de la Conquista? America Latina. Palavra, literatura e cultura, vol 1, ed Ana Pizarro. Campinas: Editora da Unicamp, p. 123-50.

NIGHTINGALE, Peggy. (1987). Journey through Darkness. The Writings of V.S. Naipaul. St. Lucia, London, New York: University of Queensland Press.

PHILLIPS, Jerry. (1993). Educating Savages. Melville, Bloom and the Rhethoric of Imperialist Instruction. Recasting the World. Writing after Colonialism, ed. Jonathan White. (1993). Baltimore: London: The John Hopkins University Press.

SAID, Edward. ( 1994) Culture and Imperialism. New York: Alfred A. Knopf.

SERRES, Michel. (1991).Le Tiers-Instruit. Paris: François Bourin.

SERRES, Michel. Filosofia Mestiça. Le Tiers- Instruit trad. Maria Ignez Duque Estrada.(1993). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

VARGAS, Augusto Tamayo. (1972). Interpretações da América Latina. América Latina em sua Literatura, ed. César Fernández Moreno. São Paulo: Editora Perspectiva, p. 455-77.

VERLEUN, Jan. (1981). Marlow and the Harlequin, Conradiana, 13, vol 3, p. 195-220.

YODER, Emily K. (1980).The Demon Harlequin in Conrad´s Hell, Conradiana, 12, vol. 2, p. 88-92.

YOUNG, Robert J. (1995). C. Hybridity and Diaspora. Colonial Desire: Hybridity in Theory, Culture and Race. New York: Routledge.

WATTS, Cedric.(1986). Introduction..Joseph Conrad. Lord Jim. Harmondsworth: Penguin.

WELLS, Herbert George. (1993).The Island of Doctor Moreau. London: Everyman,

WHITE, Andrea. (1993). Joseph Conrad and the Adventure Tradition: Consstructing and Deconstructing the Imperial Subject. Cambridge University Press, 1993.

Publicado

2019-02-01