Duas casas: Um comentário crítico criativo sobre Romeu e Julieta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p235

Resumo

Adaptações criadas em contextos pedagógicos são comentários críticos criativos que produzem conceitos sobre relações adaptativas indisponíveis através dos trabalhos acadêmicos tradicionais. O objetivo deste artigo é descrever e analisar o curta-metragem Duas Casas, um comentário crítico-criativo sobre Romeu e Julieta produzido em contexto pedagógico. Depois de apresentar o contexto de produção e descrever o filme de catorze minutos, o artigo analisará a importância cultural e social do curta, abordando a discussão por meio do conceito de localização cultural de Huang. Em conclusão, a produção de comentários críticos criativos legitima os leitores a apropriarem-se do texto que lida com ele como um organismo vivo, sendo persistentemente revisitado e recriado.

Biografia do Autor

FABIANE LAZZARIS, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa (2009) e graduação em Bacharelado Inglês (2005) na mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literaturas Anglófonas. É professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em Bagé/RS, atuando em ensino, pesquisa e extensão, e se dedica à pesquisa sobre literatura, mídias e ensino. 

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Publicado

2019-02-01