Relações lógico-inferenciais no uso dos conectivos porque e já que: um estudo comparativo entre Ensino Fundamental e Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p123

Resumo

Este artigo apresenta um estudo comparativo entre Ensino Fundamental e Ensino Superior investigando o uso dos conectivos porque e já que em sentenças com relações inferenciais de causa estabelecidas via raciocínio lógico indutivo e dedutivo. Como a aquisição de alguns conectivos tem relação com a escolaridade e com a consequente exposição à modalidade escrita, este trabalho pode contribuir para levantar questões sobre a relação entre a aquisição dessa modalidade e sua influência no modo como interpretamos relações lógico-inferenciais. Nesse artigo, apresentamos um teste de julgamento de escolha forçada em que os participantes deveriam escolher entre os conectivos já que e porque ao serem apresentados a sentenças com relações de causa direta e indireta. Nossa hipótese foi a de que, em relações de causa indireta, indivíduos com maior experiência em leitura optariam por já que, mas indivíduos com pouco experiência deveriam escolher majoritariamente porque em ambos os casos. 

Referências

CAIN, Kate;NASH, Hannah. M. The influence of connectives on young readers' processing and comprehension of text. Journal of Educational Psychology, v. 103, n. 2, p. 429-241, 2011.

CANESTRELLI, Anneloes. R.;MAK, Willem. M. & Sanders, Ted. J. M. Causal connectives in discourse processing: How differences in subjectivity are reflected in eye movements, Language and Cognitive Processes, v. 28, n. 9, p. 1394-1413, 2013.

DE CASTILHO, Ataliba. Nova Gramática do Português Brasileiro. 1ed. São Paulo: Contexto, 2010.

CHOMSKY, Noam. Language and problems of knowledge: The Managua Lectures,Cambridge, MA: MIT Press, 1988.

COLAÇO, Madalena; MATOS, Gabriela. A natureza paratática das causais explicativas em português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, n. 1, p. 233-259, 2016.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

FITCH, Tecumseh. Three Meanings of “Recursion”: Key Distinctions for Biolinguistics. In:LARSON,Richard; DÉPREZ, Viviane; YAMAKIDO, Hiroko.The Evolution of Human Language, New York: Cambridge University Press,2010, p. 73-90

GRICE, Hebert Paul. Logic and conversation. In: COLE,Peter; MORGAN, Jerry L.,Syntax and Semantics 3: Speech Acts.New York: Academic Press, 1975, p. 41–58.

HAUSER, Marc; CHOMSKY, Noam; FITCH, Tecumseh. The Faculty of Language: What Is It, Who Has It, and How Did It Evolve?,Science,v. 298, n. 5598, p. 1569-1579, 2002.

HONDA, Maya.; O'NEIL, Wayne. On Thinking Linguistically, Revista Linguística, v. 13, n. 1, p. 52-65, 2017.

HONDA, Maya.; O'NEIL, Wayne. Triggering Science-Forming Capacity through Linguistic Inquiry. In: HALE, Kenneth; KEYSER, Samuel Jay. The View from Building 20: essays in linguistics in honor of Sylvain Bromberger, p.229-256, 1993.

LEVINSON, Stephen C. Pragmática. 1ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MAIA, Marcus A. Computação Estrutural e de Conjunto na Leitura de Períodos: Um Estudo de Rastreamento Ocular. In: MAIA, Marcus. Psicolinguística e educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2018, p. 103-132.

MATOS, Gabriela; RAPOSO, Eduardo. Estruturas de coordenação. In:MATHEUS, Maria Helena Mira et al.Gramática da língua portuguesa. 5ed., Lisboa Caminho, 2003, p. 551-592.

MILLIS, Keith K.; JUST, Marcel. The Influence of Connectives on Sentence Comprehension. Journal of Memory and Language, p. 128–147, 1994.

MOURÃO, Eliane. O emprego de vírgula em construções causais e explicativas do português. Caligrama, v.19, n.2, p. 61-82, 2014.

PIRES DE OLIVEIRA, R; BASSO, R. Arquitetura da conversação: Teoria das Implicaturas. 1ed. São Paulo: Parabola, 2014.

ROEPER, Tom. The Acquisition of Recursion: How Formalism Articulates the Child’s Path. Biolinguistics. v. 5, n. 1-2, p. 57-86, 2011.

SANDERS, Ted. Coherence, causality and cognitive complexity in discourse. In: Proceedings/Actes SEM-05, First International Symposium on the exploration and modelling of meaning. Toulouse: University of Toulouse-le-Mirail, 2005. p. 105-114.

SPERBER, Dan.; WILSON, Deirdre. Précis of Relevance: Communication and Cognition. Behavioral and Brain Sciences, v. 10, n. 4, p. 697-710, 1987.https://doi.org/10.1017/S0140525X00055345.

_____. Relevance Theory. In: HORN, Laurence R.; WARD, Gregory L. The handbook of pragmatics. Oxford: Blackwell, 2004.

TRAXLER, Matthew. J., BYBEE, Michael. D.; PICKERING, Martin. J. Influence of connectives on language comprehension: Eye tracking evidence for incremental interpretation. The Quarterly Journal of Experimental Psychology Section A: Human Experimental Psychology v. 50, n. 3, p. 481-497, 1997.http://doi.org/10.1080/027249897391982

VERHAGEN, Arie. Constructions of Intersubjectivity: Discourse, Syntax, and Cognition. Nova Iorque: Oxford University Press, 2005.

ZUFFEREY, Sandrine. “Car, parce que, puisque” revisited: Three empirical studies on French causal connectives. Journal of Pragmatics, v. 44, n. 2, p. 138-153, 2012.https://doi.org/10.1016/j.pragma.2011.09.018

Downloads

Publicado

2019-10-07