Aprendizagem da leitura e da escrita à luz da psicolinguística genética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p63

Resumo

Uma abordagem rigorosa à aprendizagem da leitura e da escrita não devia prescindir do contributo da psicolinguística genética, porquanto esta permite explicar os desempenhos encontrados e esclarecer o que linguística e cognitivamente tem de ser atingido para uma entrada na escrita com sucesso. Tomando por base essa perspetiva disciplinar, no presente texto procura-se: 1) mostrar, através do CALE de Andrée Girolami – instrumento de avaliação das aptidões para a leitura e escrita –, o papel da abstração e da simbolização nessas habilidades; 2) ressaltar a responsabilidade da família e da pré-escola como agências de literacia destinadas a criar uma continuidade entre o oral e a escrita;  e 3) defender hábitos de convívio com a linguagem que permitam que a criança seja um interlocutor ativo que venha a sentir, já no oral, a descontextualização da escrita. 

 

Biografia do Autor

Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, Universidade do Porto Portugal

Professora Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Via Panorâmica Edgar Cardoso, s/n

4150-564 Porto Portugal

 

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Obra literária citada:

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Publicado

2019-10-07