Affordances na interação online de aprendizes de inglês na modalidade Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p183

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi descrever os mecanismos de engajamento com affordances que ajudam a sustentar a interação interpessoal escrita em fóruns de discussão em um ambiente virtual de aprendizagem de inglês como língua estrangeira. A noção de affordance foi discutida neste trabalho em três dimensões: (i) a ambiental, (ii) a tecnológica e (iii) a linguística, associando a esta última uma teoria pragmática (GREENO, 1994; VAN LIER, 2000; LAMY & HAMPEL, 2007). As descobertas evidenciaram que affordances tecnológicos e ambientais contribuíram para a construção da presença no ambiente e da comunidade de aprendizagem. Evidenciou-se que novas formas de interação online apontam para novas formas de aprender uma língua, principalmente pelo movimento de relexicalização e preenchimento de lacunas.

Biografia do Autor

Andreia Turolo da Silva, Universidade Federal do Ceara

Professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ARAÚJO, J.C. Chat educacional: o discurso pedagógico na Internet. In: COSTA, N. B. (Org.). Práticas Discursivas: exercícios analíticos. São Paulo: Pontes, 2005, (p. 95-109).

ARAUJO, J. (Org.). Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

BEATTY, K. Teaching and Researching Computer-Assisted Language Learning. London: Pearson Education Ltd., 2003.

BIESWANGER, M. Micro-linguistic structural features of computer-mediated communication. In: HERRING, S. C.; STEIN, D.; VIRTANEN, T. (eds.). Pragmatics of Computer-Mediated Communication. Berlin: Walter de Gruyter GmbH, 2013 (p. 463-485).

CHAPELLE, C. A. English Language Learning and Technology. Philadelphia: John Benjamins Publishing Co., 2003.

DRESNER, E. & HERRING, S. C. Functions of the non-verbal in CMC: Emoticons and illocutionary force. In: Communication Theory. 20, 2010, (p. 249-268).

CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

GIBSON, J. (1979) The Ecological Approach to Visual Perception. New York: Psychology Press, 1986.

GODWIN-JONES, R. Optimising web course design for language learners. In: FELIX, U. (ed.) Language learning online – towards best practice. Lisse, The Netherlands: Swets&Zetlinger, 2003 (p. 43-56).

GOFFMAN, E. (1979). Footing. In: RIBEIRO, B. T. & GARCEZ, P. M. (Orgs.) Sociolinguística interacional: antropologia, linguística e sociologia em análise do discurso. Porto Alegre: AGE, 1998.

GREENO, J. G. Gibson’s affordances. In: Psychological Review. Vol. 101, N. 2, 1994 (p. 336-342).

GUMPERZ. J. J. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

HERRING, S.C. Computer-mediated discourse analysis: An approach to researching online behavior. In: BARAB, S.A.; KLING, R. & GRAY, J. H. (Eds.) Designing for virtual communities in the service of learning. New York: Cambridge University Press, 2004 (p. 338-376).

HERRING, S.C. Discourse in web 2.0: familiar, reconfigured, and emergent. In: TANNEN, D. & TRESTER, A.M. (Eds.) Discourse 2.0 – language and new media. Washington D.C.: Georgetown University Press, 2013 (p. 1-26). (a)

HERRING, S.C. Piso conversacional e gênero na CMC. In: SHEPHERD, T.G. & SALIÉS, T.G. (Eds.) Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013 (p. 95-124) (b)

HERRING, S. C.; STEIN, D. & VIRTANEN, T. (eds.). Pragmatics of Computer-Mediated Communication. Berlin: Walter de Gruyter GmbH, 2013.

KRAMSCH, C. (Ed.). Language acquisition and language socialization: Ecological perspectives. New York: Continuum, 2002.

KRAMSCH, C. (Ed.) Ecological perspectives on foreign language education. In: Language teaching. Vl. 41, no. 3, 2008 (p.389–408).

LAMY, M-N .& HAMPEL, R. Online Communication in Language Teaching and Learning. London: Palgrave Macmillan, 2007.

LARSEN-FREEMAN, D. & CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LAVE, J., & WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

LEVY, M. & STOCKWELL, G. Call Dimensions – Options and Issues in Computer-Assisted Language Learning. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

MCCARTHY, M. Discourse Analysis for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A.C. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. (p. 13-67).

MOORE, M. & KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PAIVA, V. L. M. O. Propiciamento (affordance) e autonomia na aprendizagem de língua inglesa. In: LIMA, D. C. Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010.

PAIVA, V.L.M.O. Affordances for language learning beyond the classroom. In: BENSON, P. & REINDERS, H. (Eds.) Beyond the language classroom. 2011, (p. 59-71).

RAMA, P. S.; BLACK, R.W.; VAN ES, E. & WARSCHAUER, M. Affordances for second language learning in World of Warcraft. In: ReCALL, vol. 23 (03), 2012 (p. 322 – 338).

TANNEN, D. The medium is the metamessage: conversational style in new media interaction. In: TANNEN, D. & TRESTER, A.M. (Eds.) Discourse 2.0 – language and new media. Washington D.C.: Georgetown University Press, 2013 (p. 99-118).

UFC-VIRTUAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Instituto UFC Virtual. Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Língua Inglesa e suas Literaturas na Modalidade a Distância. Fortaleza: UFC, 2013. Disponível em:

<http://semipresencial.virtual.ufc.br/images/noticiasingles/projetopedagogicoletrasinglesead.pdf> acesso em 14 de abril de 2015.

VAN LIER, L. From Input to affordance: social-interactive learning from an ecological perspective. In: LANTOLF, J.P. (ed.). Sociocultural theory and second language learning. Oxford: OUP, 2000 (p. 145-259).

VAN LIER, L. An ecological-semiotic perspective on language and linguistics. In: KRAMSCH, C. (ed.) Language acquisition and language socialization: Ecological perspectives. New York: Continuum, 2002 (p.140-164).

VAN LIER, L. The ecology and semiotics of language learning: a sociocultural perspective. Norwell, Mass.: Kluwer Academic Publishers, 2004.

WALTHER, J. B. & TIDWELL, L. C. Nonverbal cues in computer-mediated communication, and the effects of chronemics on relational communication. In: Journal of Organizational Computing. 5 (4), 1995 (p. 355-378).

WARSCHAUER, M. Computer-mediated collaborative learning: theory and practice. In: The modern language journal. Vl. 81, 1997 (p. 470-481).

WARSCHAUER, M. Researching technology in TESOL: Determinist, instrumental, and critical approaches. In: TESOL quarterly. Vl. 32, 1998 (p. 757-761).

WARSCHAUER, M. & KERN, R. Theory and Practice of Network-based Language Teaching. In: WARSCHAUER, M. & KERN, R. (eds.). Network-based Language Teaching: Concepts and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2000 (p. 1-19).

WHITE, C. Language learning in distance education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

ZIGLIARI, L. Affordance and Second Language Acquisition. In: European journal of scientific research. Vl. 23, no.3, 2008 (p.373-379).

Downloads

Publicado

2020-01-31